???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3201
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Martins, Claudete da Silva Lima-
dc.creatorCorrêa, Marina Nobre-
dc.date.accessioned2018-07-10T12:19:10Z-
dc.date.available2018-06-28-
dc.date.available2018-07-10T12:19:10Z-
dc.date.issued2013-05-09-
dc.identifier.citationCORRÊA, Marina Nobre. O serviço de tutoria nas escolas municipais de Bagé: uma análise sobre a atuação do tutor. 39 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português e Espanhol) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3201-
dc.description.abstractThis study composes the final work of the undergraduation developed in the last semester of the Languages Portuguese and respective Literatures course, offered by Universidade Federal do Pampa, in Bagé. This research aims to investigate what are the aspects that favor and what are the aspects that hinder the work of the tutor of students that have special educational needs in municipal public schools in Bagé. In this sense, it was elaborated a qualitative research, that had three tutors that act in three different municipal public schools in Bagé for more than one year as subjects. The obtained results showed that among the positive aspects, the most prominent ones are the academic background of the tutors and the knowledge by themselves about the importance and relevance of this service for the inclusion of students that have special educational needs. Besides, another aspect is the commitment of the management team of the school and the special educational services teachers, the teacher of the regular classroom and the school community in general. Regarding the aspects that hinder the tutor work, there is the difficulty in developing their work integrated with the teacher's regular classroom, the decontextualized planning of materials for students that have special educational needs, the inadequate curriculum adaptation and the complete allocation of liability for inclusion on the tutor, making the student that have special educational needs to create links only with the tutor. These are some elements that can help or hinder this service, according to the way it is defined and organized in the school. Therefore it is concluded that the tutor who has academic background, that includes studies related to inclusion, as well as the commitment of the school, makes the activities of the tutor easier. In this way, the tutoring service, although facing some difficulties, is a fundamental support service for the proposal of inclusive education to become effective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTutorpt_BR
dc.subjectAlunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTutorpt_BR
dc.subjectStudents with special educational needspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO serviço de tutoria nas escolas municipais de Bagé: uma análise sobre a atuação do tutorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste estudo compõe o trabalho de conclusão do curso desenvolvido no último semestre do curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, oferecido pela Universidade Federal do Pampa, no Campus Bagé. O objetivo deste trabalho foi investigar quais são os aspectos que favorecem e quais os que dificultam o trabalho do tutor de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas públicas municipais de Bagé. Neste sentido, foi elaborada uma pesquisa qualitativa, que teve por sujeitos três tutores que atuam em três escolas da rede municipal de ensino de Bagé, há mais de um ano. Os resultados obtidos na investigação revelam que dentre os aspectos que influenciam positivamente o serviço de tutoria, destacam-se a formação acadêmica dos tutores e reconhecimento por parte do próprio tutor da importância e relevância deste serviço para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, e o grau de comprometimento da equipe diretiva e dos professores do atendimento educacional especializado, da professora da sala de aula comum e da comunidade escolar em geral. Em relação aos aspectos que dificultam o trabalho do tutor, destaca-se a dificuldade em desenvolver seu trabalho integrado com a professora da sala de aula comum, o planejamento descontextualizado dos materiais para os alunos com necessidades educacionais especiais, a adaptação curricular inadequada e a atribuição de toda responsabilidade pela inclusão sobre o tutor, fazendo com que este aluno crie vínculos apenas com o tutor. Estes são alguns elementos que podem favorecer ou dificultar este serviço, de acordo com a forma que é definido e organizado no espaço escolar. Portanto, conclui-se que o tutor que possui formação que contemple estudos ligados ao processo de inclusão, e que em uma escola comprometida com esse processo desempenha seu trabalho com maior tranquilidade. Desta forma o serviço de tutoria, embora enfrentando algumas dificuldades, constitui-se em um serviço de apoio fundamental para que a proposta de educação inclusiva se efetive.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC MARINA CORREA 2013.pdf478.33 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???