Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3199
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa-
dc.creatorRodrigues, Moisés Feijó-
dc.date.accessioned2018-06-28T19:39:28Z-
dc.date.available2018-06-28-
dc.date.available2018-06-28T19:39:28Z-
dc.date.issued2013-05-09-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Moisés Feijó. A educação como fator de promoção humana e inclusão social a partir da aprendizagem significativas. 61 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3199-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the education as a factor in human development and social inclusion by means of meaningful learning. The investigation occurred in a Municipal School of Basic Education, city of Bagé, RS. The research was based on a case study, using as an instrument the analysis of some documents, Political Pedagogical Project, final results of pass rates, grade repetition and dropout, interviews with teachers, using as theoretical basis for this analysis the Curriculum national authors who address the issue of education, meaningful learning and inclusion. Allowing to conclude that the institution is critical to invest more in education that starts from the reality of student construction of knowledge and concepts, improvements courses or continuing education for teachers, especially for dealing with inclusion, special tutors to monitor students. We must engage for quality education and more meaningful to the student, with equal opportunities for all people.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleA educação como fator de promoção humana e inclusão social a partir da aprendizagem significativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Andrade, Rubya Mara Munhóz de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa-
dc.contributor.referee2Gehlen, Maria Eloá-
dc.contributor.referee3Martins, Claudete da Silva Lima-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por finalidade analisar a educação como fator de promoção humana e inclusão social por meio da aprendizagem significativa. A investigação ocorreu em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, cidade de Bagé, RS. A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, utilizando como instrumento a análise de alguns documentos, Projeto Político Pedagógico, resultados finais dos índices de aprovação, repetência e evasão escolar, entrevistas com docentes, utilizando como fundamentação teórica para esta análise os Parâmetros Curriculares Nacionais, autores que abordam a questão da educação, aprendizagem significativa e inclusão. Permitindo concluir que é fundamental a instituição investir mais em uma educação que parta da realidade do aluno, construção de conhecimentos e conceitos, cursos de aperfeiçoamentos ou formação continuada para docentes, principalmente para lidar com a inclusão, tutores para acompanhar alunos especiais. Devemos nos empenhar por um ensino de qualidade e mais significativo para o aluno, com igualdade de oportunidades para todas as pessoas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Moisés Rodrigues 2013.pdf561.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.