???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3134
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Do letramento escolar aos multiletramentos: interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa |
Autor(es): | Acosta, Joana D‟Arc Camargo Borges |
Primeiro Orientador: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
2° Membro da banca: | Silva, Silvana |
3° Membro da banca: | Irala, Valesca Brasil |
Resumo: | Devido aos avanços tecnológicos, as práticas sociais vêm tomando uma nova configuração, principalmente no uso da língua. Com a entrada das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no espaço escolar, surge a possibilidade de se utilizar várias ferramentas no ambiente virtual que podem contribuir para os multiletramentos. Dentre as várias ferramentas, está o blog, que pode ser usado para fins educacionais. Neste trabalho, procuramos investigar, sob uma perspectiva qualitativa e interpretativista, como os professores estão utilizando os blogs para o ensino de Língua Portuguesa e como ocorre a participação dos alunos. Através da análise de blogs recentemente produzidos por professores de ensino fundamental e médio, buscamos refletir e discutir sobre a articulação entre o letramento escolar e osmultiletramentos(SIGNORINI, 2012),pelo viés dainteração, participação (GOFFMAN, 1998; OLIVEIRA; LUCENA FILHO, 2006) e interatividade (SANTAELLA, 2008). Os resultados da pesquisa apontam que muitas das práticas de letramento escolar migram para os blogs de ensino de língua portuguesa, e que a participação dos alunos somente ocorre quando o professor conduz a construção de um espaço propício aos multiletramentos, em que todos exercem papéis importantes. Concluímos que é preciso promover uma formação de professores que englobe também questões tecnológicas e em que se discuta como as tecnologias modificam o processo de ensino e quais seus impactos sobre a aprendizagem. Esperamos que o presente estudo possa contribuir para a reflexão sobre o uso das TICs como ferramentas pedagógicas e para a discussão sobre os conceitos nele implicados. |
Abstract: | Social practices are getting into a new configuration due to the technological advances, especially in language use. With the entry of information and communication technologies (ICT) in the school, there is the possibility of making use of technological tools that can contribuite to multiliteracies. Among these various tools are the blogs, which can be used for educational purposes. In this work, we assume a qualitative and interpretive perspective to investigate how teachers have been using blogs for teaching Portuguese as well as how the students‟ participation occurs. Through the analysis of blogs recently produce by primary and high school teachers, we reflect and discuss about the relationship between school literacy and multiliteracies (SIGNORINI, 2012), based on the concepts of interaction, participation (GOFFMAN, 1998; OLIVEIRA; LUCENA FILHO, 2006) and interactivity (SANTAELLA, 2008). The results indicate that many school literacy practices are transposed to the blogs of Portuguese Language teaching, and that students‟ participation only occurs when the teacher conducesto the construction of a space that is predisposed to multiliteracies, in which everyone plays important roles. Furthermore, we noticed that it is necessary to promote training courses for teachers about technology issues and about how technologies change the teaching process, and its impacts on learning. We hope that the present study may contribute to the reflection on the use of ICT as pedagogical tools and to the discussion on the concepts implicated in this research. |
metadata.dc.subject: | Participação Interatividade Blogs Ensino de língua portuguesa Interaction Participation Interactivity Blogs Portugueselanguageteaching |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
metadata.dc.identifier.citation: | ACOSTA, Joana D‟Arc Camargo Borges. Do letramento escolar aos multiletramentos: interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa. 43 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3134 |
metadata.dc.date.issued: | 13-May-2013 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC Joana D´arc Acosta 2013.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???