???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3103
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Carneiro, Janaína Viário-
dc.creatorSouza, Cíntia Tiburski-
dc.date.accessioned2018-06-15T13:20:15Z-
dc.date.available2017-12-12-
dc.date.available2018-06-15T13:20:15Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Cíntia Tiburski. Ensino de física: investigação para a construção de uma proposta didática para 1ª série do ensino médio. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3103-
dc.description.abstractThe objective of this research was to suggest a didactic proposal differentiated from the concept (s) / content (s) of Physics that the students considered to be of greater difficulty in the first grade of High School. This research was carried out from an investigation having as target public the students of two classes of two schools of the public state network of the municipality of Dom Pedrito. In addition, the two conductors of the physics discipline of the first grade were interviewed. For that, as specific objectives, we sought to investigate, from a questionnaire, which concepts / contents of the curricular component Physics students present greater difficulty understanding in the first grade of High School; identify which methodologies teachers use in the classroom; check what resources the school provides; investigate which technologies are often used by the students, understand if the students are able to make the relationship between the content taught and the daily life. The analysis of the results of the questionnaires pointed to Newton's Laws (1 st, 2 nd and 3 rd) as concept / content considered to be more difficult for students to understand. In addition, he indicated that an attractive and differentiated proposal should use reading, mobile, internet and physical movement. From this, the QR Code (two-dimensional barcode) was chosen as a didactic proposal that could assist in the concepts / contents listed. This two-dimensional code has more than the traditional information storage capacity and can be easily scanned by most cell phones that have a camera and internet access. It is emphasized that this research only proposes and does not execute it. It is hoped that the construction of this methodological proposal can contribute to the teaching of Physics in a differentiated, playful and creative way, stimulating the mobility, interaction and scientific curiosity, linking Information and Communication Technology to Physics Teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeis de Newtonpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectNewton's Lawspt_BR
dc.subjectMetodologypt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologypt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectNatural Sciencespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleEnsino de física: investigação para a construção de uma proposta didática para a 1ª série do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee2Pazinato, Maurícius Selvero-
dc.contributor.referee3Coelho, Franciele Braz de Oliveira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi sugerir uma proposta didática diferenciada a partir dos conceito(s)/conteúdo(s) de Física que os alunos consideraram ser de maior dificuldade na primeira série do Ensino Médio. Esta pesquisa foi realizada a partir de uma investigação tendo como público alvo os alunos de duas turmas de duas Escolas da rede pública estadual do município de Dom Pedrito. Além disso, foram entrevistados os dois professores regentes da componente curricular de Física da primeira série. Para tal, como objetivos específicos, buscou-se investigar, a partir de questionário, quais os conceitos/conteúdos da componente curricular Física os alunos apresentam maior dificuldade de compreensão na primeira série do Ensino Médio; identificar quais as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula; verificar quais recursos à escola disponibiliza; investigar quais tecnologias são frequentemente utilizada pelos alunos, entender se os alunos conseguem fazer a relação entre os conteúdos ministrados e o cotidiano. A análise dos resultados dos questionários apontou as Leis de Newton (1ª, 2ª e 3ª) como conceito/conteúdo considerado de maior dificuldade de compreensão pelos alunos. Além disso, indicou que uma proposta atrativa e diferenciada deveria utilizar a leitura, o celular, a internet e movimentação física. A partir disto, escolheuse o QR Code (código de barras bidimensional) como proposta didática que pudesse auxiliar nos conceitos/conteúdos listados. Este código bidimensional tem capacidade de armazenamento de informações maior que o tradicional podendo ser facilmente escaneado pela maioria dos celulares que possuem câmera fotográfica e acesso a internet. Ressalta-se que esta pesquisa apenas propõe e não a executa. Espera-se que a construção desta proposta metodológica possa contribuir para o Ensino de Física de maneira diferenciada, lúdica e criativa, estimulando a mobilidade, interação e curiosidade científica, tendo atrelado a Tecnologia de Informação e Comunicação ao Ensino de Física.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CÍNTIA TIBURSKI SOUZA.pdfCÍNTIA TIBURSKI SOUZA 20172.02 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???