???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2961
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira-
dc.creatorMachado, Andressa Alves-
dc.date.accessioned2018-05-22T11:29:14Z-
dc.date.available2018-05-18-
dc.date.available2018-05-22T11:29:14Z-
dc.date.issued2016-07-07-
dc.identifier.citationMACHADO, Andressa Alves. O espaço da literatura na contemporaneidade: experiências de iniciação à docência no ensino tecnicista brasileiro, o caso IFSUL-Bagé. 98 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2961-
dc.description.abstractThis work aims to contemplate the space that literature holds in Brazilian Integrated High School through theoretical researches and the experiences of teaching initiation scholarships in the project PIBID – Letras, those had implemented projects at IFSul/ Campus Bagé, aiming to promote literary literacy of the students whom entered in this system of education. The choice of this theme is due to the concerns that those experiences led the group that worked in literature discipline in the school during two years, from 2014 to 2015. Within our theoretical approach, we discuss concepts about the place of the art in contemporary times and the humanizing and democratic characteristics that involve the contact with literature. Also, we found that the Integrated High School aims to promote the social rise of the working-class, and in this perspective, the curriculum of this educational modality is flexible to ensure that each institution can adapt it to the social reality in which it is inserted. At IFSul, was possible to indentify that literature occupies a limited space in this system of education, which results in a different teaching load among the Integrated Courses that IFSul offers and, also, that the school community expresses a pragmatic view regarding literature. From the relations we built between our theoretical research to the scholarship experiences and to the perceptions about the projects of literary developed by PIBID at IFSul, was possible to assess the space that is reserved to the literary art in this institution, as well as in which ways we had achieved our objectives during the implementation of the projects and how this experience was characterized as a teaching initiation to the group of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectLiterary literacy-
dc.subjectLiterature-
dc.titleO espaço da literatura na contemporaneidade: experiências de iniciação à docência no ensino tecnicista brasileiro, o caso IFSUL-Bagépt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira-
dc.contributor.referee2Giovani, Fabiana-
dc.contributor.referee3Medeiros, Vera Lúcia Cardoso-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca refletir sobre o espaço que a literatura ocupa no Ensino Médio Integrado, através de pesquisas bibliográficas e das vivências dos bolsistas de iniciação à docência do PIBID - subprojeto Letras, que aplicaram projetos no IFSul/Campus Bagé, visando promover o letramento literário dos alunos inseridos nesta modalidade de ensino. A escolha deste tema se dá devido às inquietações que essas experiências provocaram no grupo que atuou na disciplina de literatura na escola durante os anos de 2014 e 2015. Através de pesquisa bibliográfica, discutimos conceitos como o lugar da arte na contemporaneidade e o caráter humanizador e democrático que envolve o contato com a literatura. Além disso, constatamos que o Ensino Médio Integrado visa promover a ascensão social dos jovens de classe trabalhadora e, por conta disso, o currículo escolar desta modalidade de ensino é flexível, de forma a assegurar que cada instituição possa adequá-lo à realidade social em que está inserida. Na escola em questão, foi possível identificar que a literatura ocupa um lugar restrito nesta modalidade de ensino, o que se traduz em cargas horárias diferentes entre os Cursos Integrados de Agropecuária e Informática, e que a comunidade escolar manifesta uma visão pragmática a respeito do seu papel na formação dos jovens. Ao relacionarmos nossos estudos bibliográficos às experiências dos bolsistas e às diversas percepções acerca dos projetos de leitura desenvolvidos pelo PIBID no IFSul, foi possível avaliar o espaço limitado reservado à arte literária nesta instituição, assim como em que medida alcançamos nossos objetivos durante a aplicação dos projetos e de que forma esta experiência se caracterizou como uma iniciação à docência de literatura para os estudantes de Letras.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Andressa Machado 2016.pdf2.14 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???