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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Fundamentos para um estudo do super-herói nas histórias em quadrinhos: o desenvolvimento da temática e do protagonismo sobre-humano através de um estudo de caso da maxissérie Starman
Autor(es): Rosa, Lucas Freitas da
Primeiro Orientador: Faveri, Rodrigo Borges de
2° Membro da banca: Souza, Adriano de
3° Membro da banca: Kimura, Rafael Kobata
Resumo: A representação do que é amplamente reconhecido como um super-herói, isto é, um tipo de protagonista recorrente em formas narrativas ficcionais de contexto de recepção popular, constitui uma manifestação bastante expressiva dentro dos sistemas narrativos, que permanece em desenvolvimento. Tal fenômeno não é interpretado aqui como um episódio isolado, mas sim a partir de uma análise que conceitua esse tipo de protagonista fundamentando-se em uma série de caracterizações com relação a seus contextos históricos, socioculturais e epistemológicos. Sob esta perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo investigar os significados presentes na caracterização do personagem Starman, protagonista da maxissérie de título homônimo (1994-2001), e suas implicações para a compreensão do protagonismo super-heroico e dos elementos narrativos que o acompanham. Portanto, neste trabalho, a maxissérie Starman é interpretada como representativa de um marco no desenvolvimento histórico da caracterização de elementos estereotípicos do personagem-tipo super-herói. Está entre os objetivos, como questão a ser encarada, compreender os significados da caracterização do personagem Starman em sua relação com o contexto de produção. Dessa forma, será discutido como o objeto de pesquisa está situado em relação à revisão pela qual passou a tradição intertextual do gênero super-herói nos quadrinhos a partir da década de 1980. A questão que surge da consideração das estratégias narrativas que passam em voga nesse período (Revisionismo e Reconstrucionismo), na tentativa de compreender o contexto de produção, é se esta inserção, respectivamente, de um chamado ‘realismo’ ou de um ‘expressionismo’ é pautada por algum tipo de princípio temático e/ou organizacional com implicações para a interpretação das histórias em quadrinhos. A fim de construir uma proposta metodológica capaz de realizar um trajeto que envolvesse descrição, análise e interpretação do objeto de pesquisa, desenvolveu-se um percurso de base semiótica que finda em um estudo narratológico. Está envolvida, neste método, a noção de quadrinhos a partir das características formais constituintes de sua textualidade multissemiótica. Desse modo, considero que é a articulação de elementos mínimos sintático-visuais produz as assim chamadas cenas narrativas, que, por sua vez, articuladas entre si, produzem um significado narratológico. A partir disso, a construção de argumentos e a elaboração de hipóteses é feita alinhavada a elementos co-textuais que desempenham papel de fornecer informações a respeito de como o texto circula em contexto sócio-histórico-cultural. Dessa forma, as investigações realizadas apontam para desde a percepção despolarizada do funcionamento das estratégias narrativas do Revisionismo e do Reconstrucionismo até a compreensão de como estes dois fatores são fundamentais para o desenvolvimento que a metanarrativa de Starman constitui através de um esquema de continuidade e linearidade. A compreensão destes conduz ainda à elucidação de questões fundamentais para os estudos dos super-heróis nos quadrinhos (estigmas com relação à sua forma, representação, etc.), cujos efeitos podem ser consideráveis para a legitimação acadêmica desse fenômeno cultural.
Resumen : The representation of what is largely understood as a superhero, in other words, a type of main character that is very common in fictional narratives of a popular reception context, is an expressive manifestation within the narrative system and it’s still developing itself. Such phenomenon is not interpreted here as an isolated episode, but derived from an analysis that conceptualizes this kind of character based on description associated to its historical, social-cultural and epistemological context. From this point of view, this work has as its main goal to explore the different meanings related to the Starman’s characterization, the main character of the homonym maxi-series (1994-2001), as well as its implications to the super-heroic protagonism understanding just as the narrative elements that follow it. Therefore, on this paper, it is understood that the maxi-series Starman represents a historical landmark in the development of stereotypic elements in the characterization of the super-hero character type. It is between the goals, as a question to be faced, to understand the meanings of the characterization of the character Starman in its relation with the production context. This way, it will be discussed how the research object is sittuated in relation to the review that the intertextual tradition of the super-hero genre in the comic books passed since the 80’s. The issue that emerges from considering the narrative strategies that are a trend during this period (Revisionism and Reconstructionism), trying to understand the production context, is if this insertion, respectively, of what is called ‘realism’ or of an ‘expressionism’ is guided by some kind of thematic or organizational principle with implications for the interpretations of the comic books. To create a methodological proposal, able to hold a trajectory involving description, analysis and interpretation of the research object, it was developed a semiotics based path that ends on a narratological study. On this method it’s considered a comic book concept from its formal characteristics constituting its multisemiotic textuality. This way, I consider that is the articulation of the syntactic-visual minimal elements that produces the so-called narrative scenes, which, in their turn, articulated among themselves, produce a narratological meaning. Based on that, the arguments building and hypothesis elaboration are done connected with co-textual elements that perform the role of providing information regarding the text circulation in social-historical-cultural context. In this way, the investigations that were done show a depolarized perception of the narrative strategies operation of the Revisionism and Reconstructionism. They also show the comprehension of how these two factors are essential to the development that Starman’s metanarrative built through a scheme of continuity and linearity. The understanding of those leads to the elucidation of essential issues for the superhero study in the comic books (such as the stigmas relating to its form, the representation, etc), whose effects could be substantial to the academy legitimation of this cultural phenomenon.
Palabras clave : Letras
Histórias em quadrinhos
Super-heróis
Estudos das narrativas
Semiótica
Revisionismo
Reconstrucionismo
Semiotics
Narrative Studies
Comics
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : ROSA, Lucas Freitas da. Fundamentos para um estudo do super-herói nas histórias em quadrinhos: o desenvolvimento da temática e do protagonismo sobre-humano através de um estudo de caso da maxissérie Starman. 127 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2953
Fecha de publicación : 16-dic-2016
Aparece en las colecciones: Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

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