Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Lúcia Helena Pereira-
dc.creatorXavier, Lidiane Carvalho-
dc.date.accessioned2018-04-26T13:11:32Z-
dc.date.available2018-04-19-
dc.date.available2018-04-26T13:11:32Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.citationXAVIER, Lidiane Carvalho. Práticas músico-educativas de integrantes do grupo confraria do samba, da cidade de Bagé/RS. 63 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2812-
dc.description.abstractThis paper seeks to examine the music-educational practices of Confraria do Samba group members, from the city of Bagé/RS. It has the following specific objectives to highlight the motivations that bring to this musical practice and to reveal how members learning are accomplished. Taking from a qualitative approach (BOGDAN; BIKLEN, 1994; MELUCCI, 2005; POUPART, 2010), the research utilized, as data collection techniques, observation of the music practices of the group, “talking” and interviews with some of the participators, aside from field diaries and interviews. Authors Alves (2007) and Meirelles (2014) helped to understand samba circle as a context of social interaction and knowledge interchange. The music learning means are based on Prass (2004), Schmeling (2005) and Corrêa (2009). The study unfolds that samba circle participators learn by observation, imitation, visual communication and aural perception, and, yet, with more experienced musicians. Music practice in samba circle, being pleasant, is the most relevant element for learning, a space where “one learns by making”, as Prass (2004) and Corrêa (2009) point out.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRoda de sambapt_BR
dc.subjectAprendizagem musical coletivapt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectBagépt_BR
dc.titlePráticas músico-educativas de integrantes do grupo confraria do samba, da cidade de Bagé/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee2Bozzetto, Adriana-
dc.contributor.referee3Reck, André Müller-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste estudo procurou investigar as práticas músico-educativas de integrantes do grupo Confraria do Samba, da cidade de Bagé/RS. Como objetivos específicos, buscou evidenciar as motivações que levam à essa prática musical e desvelar como ocorrem as aprendizagens dos integrantes do grupo. Partindo da abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; MELUCCI, 2005; POUPART, 2010), a pesquisa utilizou como técnicas para produção de dados as observações das práticas musicais do grupo, “conversas” e entrevistas com alguns dos integrantes, além dos diários de campo e de entrevistas. Os autores Alves (2007) e Meirelles (2014) ajudaram na compreensão da roda de samba como âmbito de interação social e troca de conhecimentos. As formas de aprendizagem musicais foram fundamentadas por Prass (2004), Schmeling (2005) e Corrêa (2009). O estudo evidenciou que os participantes da roda de samba aprendem por meio da observação, da imitação, da comunicação visual e da percepção auditiva, e, ainda, com músicos mais experientes. A prática musical na roda de samba, por ser prazerosa, é o fator mais relevante para a aprendizagem, espaço onde “se aprende, fazendo”, como aponta Prass (2004) e Corrêa (2009).pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece nas coleções:Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lidiane Xavier 2017.pdf730.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.