Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2775
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O curso de ciências humanas – licenciatura da Unipampa: interdisciplinaridade e formação de professores da fronteira oeste do RS
Autor(es): Paim, Auri de Medina
Primeiro Orientador: Nunes, Lauren de Lacerda
1° Membro da banca: Colvero, Ronaldo Bernardino
2° Membro da banca: Guindani, Evandro Ricardo
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa identificar a relevância social e regional do curso interdisciplinar de Ciências Humanas – Licenciatura da UNIPAMPA, na região em que se insere: município de São Borja, fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Para tal, partiu-se da análise do Projeto Pedagógico do curso e a proposta de formação de professores contextualizando a importância da formação interdisciplinar através da teoria e da prática de ensino. Abordamos através da presente pesquisa a trajetória de vários cursos interdisciplinares de formação de professores no Brasil. Realizamos uma análise acerca das licenciaturas interdisciplinares, após, das licenciaturas interdisciplinares em ciências humanas e por fim, do curso de Ciências Humanas - Licenciatura da UNIPAMPA, objeto de estudo desta pesquisa. Para isso foi importante fazer uma retomada histórica sobre a interdisciplinaridade através de autores como Ivani Fazenda, Hilton Japiassu, Joe Garcia, Diamantino Trindade entre outros que se dedicaram a este tema. Além disso, realizamos uma entrevista com o Professor Ronaldo Bernardino Colvero, idealizador e proponente do curso e atual diretor do Campus - São Borja. Também buscamos apresentar a realidade regional da educação básica na região da 35ª CRE (Coordenadoria de Educação que abrange o município de São Borja), no ano de 2014. Também expusemos o resultado de uma pesquisa realizada em 2016, na rede de Educação Básica na cidade de São Borja para mostrar a realidade da formação docente local, no sentido do déficit de professores na área de ciências humanas. Por fim, trouxemos o resultado da avaliação do Ministério da Educação acerca do curso, que apontou a excelência do mesmo, com destaque para suas atividades interdisciplinares. Nesse sentido, exploram-se também, na presente pesquisa, algumas atividades interdisciplinares que vem sendo desenvolvidas pelo curso e vão ao encontro de sua consolidação na região e na UNIPAMPA.
Resumen : The purpose of this Course Completion Work is to identify the social and regional relevance of the interdisciplinary course in Human Sciences - UNIPAMPA, in the region where it is inserted: São Borja municipality, west border of Rio Grande does Sul. the analysis of the Pedagogical Project of the course and the proposal of teacher training contextualising the importance of the interdisciplinary formation through the theory and practice of teaching. We present the trajectory of several interdisciplinary teacher training courses in Brazil. We conducted an analysis of the interdisciplinary degrees, after, the interdisciplinary degrees in human sciences and, finally, the Human Sciences - Licenciatura course at UNIPAMPA, object of study of this research. For this, it was important to make a historical resumption of interdisciplinarity through authors like Ivani Fazenda, Hilton Japiassu, Joe Garcia, Diamantino Trindade among others who dedicated themselves to this theme. In addition, we conducted an interview with Professor Ronaldo Bernardino Colvero, idealizer and proponent of the course and current director of the Campus - São Borja. We also sought to present the regional reality of basic education in the region of the 35th CRE (Coordination of Education covering the municipality of São Borja), in 2014. We also presented the results of a survey conducted in 2016 in the Basic Education network in the city of São Borja to show the reality of local teacher training, in the sense of the deficit of teachers in the area of human sciences. Finally, we brought the result of the evaluation of the Ministry of Education about the course, which pointed out the excellence of the course, with emphasis on its interdisciplinary activities. In this sense, we also explore, in the present research, some interdisciplinary activities that have been developed by the course and are in line with its consolidation in the region and UNIPAMPA.
Palabras clave : Professores – Formação
Educação básica
Universidade Federal do Pampa
São Borja (RS)
Teachers-Training
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : PAIM, Auri de Medina. O curso de ciências humanas – licenciatura da Unipampa: interdisciplinaridade e formação de professores da fronteira oeste do RS. 2017. 70p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2775
Fecha de publicación : 29-nov-2017
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Auri de Medina Paim (2017).pdf2.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.