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dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Carolina | - |
dc.creator | Santos, Maria Eduarda Motta dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T14:01:30Z | - |
dc.date.available | 2018-04-04 | - |
dc.date.available | 2018-04-04T14:01:30Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Eduarda Motta dos. Era uma vez a análise do discurso sobre as princesas dos contos de fada em animações da Walt Disney. 43 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2622 | - |
dc.description.abstract | The Fairy Tales princesses always circulate in our society, especially through the animation movies, mainly the Walt Disney productions. They are a source of inspiration for the kids and even for the grown women, by bringing beautiful love stories in which the woman is represented as a beautiful princess who is kind, can achieve her dreams, and still ends up living happily ever after besides her prince. These animations are still being created, renewed, and the princesses are still circulating in society nowadays. However, we noted that these movies reinforce the image of the women in the traditional discursive formation, in which she should be a wife, a good housewife, and a pretty one. Nowadays women are already managing to conquer other spaces in society, resisting the discourse imposed to them, fighting for rights regardless of gender. This way, based on the French Discourse Analysis, we analyze the discourse about women through the animations of the Fairy Tales princess produced in two different times. The movies are Cinderella, produced in 1950, and Frozen, produced and release in 2013. From the analysis of these two movies, we note there are significant changes in the identification with the traditional discursive formation of the women materialized in these animations. However, these changes do not represent in fact a disruption with such discursive formation, but indicate a counter-identification that promotes the discourse of resistance even within the traditional discourse formation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Discurso sobre princesas | pt_BR |
dc.subject | Walt Disney | pt_BR |
dc.title | Era uma vez a análise do discurso sobre as princesas dos contos de fada em animações da Walt Disney | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Morais, Kátia | - |
dc.contributor.referee3 | Camargos, Moacir Lopes de | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | As princesas dos contos de fada sempre circularam em nossa sociedade, principalmente através de filmes de animação, sobretudo das produções Walt Disney. Elas são fonte de inspiração para crianças e até mesmo para mulheres já adultas, por trazerem belas histórias de amor, nas quais a mulher é representada como uma linda princesa, bondosa, que consegue realizar seus sonhos e ainda acaba feliz para sempre ao lado de seu príncipe. Essas animações continuam sendo criadas, renovadas e a imagem da princesa continua a circular na sociedade nos dias de hoje. Porém, observamos que esses filmes reforçam a imagem da mulher na Formação Discursiva tradicional, de que ela deve ser esposa, boa dona de casa e bela. Atualmente, as mulheres já estão conseguindo conquistar outros espaços na sociedade, resistindo ao discurso que lhe impuseram, lutando para obter direitos e deveres iguais independente do gênero sexual. Assim, com base na Análise de Discurso de linha francesa, analisamos o discurso sobre as mulheres através de animações de princesas de contos de fadas produzidas em duas épocas diferentes. Os filmes em questão são Cinderela, que foi produzido no ano de 1950, e Frozen: uma aventura congelante, que foi lançado recentemente, em 2013. A partir das análises desses dois filmes, observamos que houve mudanças significativas na identificação com a formação discursiva tradicional sobre a mulher materializada nessas animações. Entretanto, essas mudanças não chegam a representar de fato um rompimento com tal formação discursiva, mas apontam para contra-identificações que fazem ressoar o discurso de resistência no próprio interior da Formação Discursiva tradicional. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras - Português |
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TCC Maria Santos 2015.pdf | 962.48 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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