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dc.contributor.advisor1Fernandes, Carolina-
dc.creatorBueno, Bruna da Silva-
dc.date.accessioned2018-04-04T14:00:48Z-
dc.date.available2018-04-04-
dc.date.available2018-04-04T14:00:48Z-
dc.date.issued2015-01-21-
dc.identifier.citationBUENO, Bruna da Silva. Uma análise da concepção de leitura no PNLD e o funcionamento discursivo de livros didáticos atuais. 48 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2620-
dc.description.abstractThis work aims to investigate, from the point of view of french Discourse Analysis, how the definition of reading is built on the Textbook National Plan Textbook (PNLD), as well as verify if the available reading processes in textbooks which are analyzed by this plan contribute to the assumption of authorship of the subjects-students. For this, besides 2014 PNLD Guide, two textbooks will be analyzed. The first is called "Teláris Project - Portuguese, 6th year," which is recommended by the Guide PNLD 2014; and the second is called "dialogue: portuguese, 9th year," recommended in the guide PNLD 2011, which still being used in the region of Bagé. In the analyzes, we start from discursive sequences drawn from the 2011 and 2014 guidelines, "Chapter 6 - report" of the teaching book Teláris Project and the "Module 5 - Depends on us" of the textbook Dialogue. From the analysis, we observed that PNLD guide brings the concept of reading grounded in the notion of "proficiency". This notion implies that the subject-reader does not practice reading in all its language activities through interpretation when he says that it is through the textbook that the reader will develop strategies and reading skills, but the discourse analysis teaches us that the subject is not devoid of this "skill", as he is constantly producing meaning through processes of reading / interpretation. In the analysis of this mentioned textbooks, we observed that there is an attempt to overcome the reductionist view of reading approached by PNLD guide through the use of genres, though the reading process fails to develop with fullness in order to promote authorship in both textbooks.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProcessos discursivospt_BR
dc.titleUma análise da concepção de leitura no PNLD e o funcionamento discursivo de livros didáticos atuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee2Camargos, Moacir Lopes de-
dc.contributor.referee3Teixeira, Isabel Cristina Ferreira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar, do ponto de vista da Análise de Discurso de linha francesa, como se constrói a definição de leitura no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), bem como verificar se os processos de leitura disponíveis nos livros didáticos analisados por esse plano contribuem para a assunção da autoria dos sujeitos-alunos. Para isso, além do Guia do PNLD de 2014, serão analisados dois livros didáticos. O primeiro intitula-se “Projeto Teláris – Português, 6° ano”, o qual é recomendado pelo Guia PNLD 2014; e o segundo intitula-se “Diálogo: Língua Portuguesa, 9° ano”, recomendado no Guia PNLD 2011, mas que ainda está sendo utilizado na região de Bagé. Nas análises, partimos de sequências discursivas retiradas dos Guias de 2011 e 2014, do “Capítulo 6 – Reportagem” do livro didático Projeto Teláris e o “Módulo 5 – Depende de nós” do livro didático Diálogo. A partir das análises, observamos que o Guia do PNLD traz o conceito de leitura embasado na noção de “proficiência”. Essa noção subentende que o sujeito-leitor não pratica a leitura em todas as suas atividades linguageiras por meio da interpretação quando afirma que é através do livro didático que o leitor desenvolverá estratégias e capacidades de leitura. Porém, a Análise de Discurso nos ensina que o sujeito não é desprovido dessa “habilidade”, visto que ele está constantemente produzindo sentido por meio de processos de leitura/interpretação. Na análise dos livros didáticos citados, observamos que há uma tentativa de se ultrapassar a visão reducionista da leitura trazida pelo Guia do PNLD por meio do uso de gêneros textuais. Entretanto, o processo de leitura não chega a se desenvolver com plenitude para poder promover a autoria em ambos os livros didáticos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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TCC Bruna da S. Bueno 2015.pdf1.9 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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