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dc.contributor.advisor1Gritti, Silvana Maria-
dc.creatorRocha, Jucenir Garcia da-
dc.date.accessioned2018-03-27T20:27:30Z-
dc.date.available2018-03-09-
dc.date.available2018-03-27T20:27:30Z-
dc.date.issued2017-11-30-
dc.identifier.citationROCHA, Jucenir Garcia da. A integração curricular no contexto da proposta politécnica do RS: análise de uma experiência no Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas / CECAR. 213p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2556-
dc.description.abstractSe trata de un trabajo que emprendió esfuerzos en la consecución de la integración curricular en el contexto de la vigencia de la Enseñanza Media Politécnica en el Estado de Rio Grande del Sur, con locus de investigación e intervención en el Colegio Estadual Carlos Alberto Ribas, de la ciudad de Jaguarão. La investigación se ha vuelto a las limitaciones y obstáculos a la integración curricular en este proceso, de modo que el objetivo general se ha entendido en comprender tales obstáculos, intenciones y posibilidades de la misma en el contexto de la implantación y desarrollo de esta Política Pública. El referencial metodológico central que inspiró este análisis se inscribe en el marxismo investigativo de tal suerte que los principales autores que dan sustancia teórica al trabajo son Antônio Gramsci y Paulo Freire. Los diagnósticos y focos de análisis partieron de los documentos de la Secretaría de Educación del Estado de Rio Grande del Sur (SEDUC RS) que sirvieron de base para orientar y regir la enseñanza media en este formato, con la complementación de datos provenientes de los instrumentos y demás recursos metodológicos de la investigación-acción insertada en el cotidiano de la escuela. Las intervenciones ejecutadas residieron en experiencias de clases integradas en el área de Ciencias Humanas durante el año 2016, involucrando la participación de estudiantes de dos grupos de tercer año y de profesores del área dispuestos a tal desafío; con posterior socialización de los desdoblamientos de este proceso en el Foro Pedagógico de la Escuela al año siguiente. En última instancia, los resultados de tales experiencias se enfrentaron a la disección teórico-crítica acerca de los orígenes y significados contextuales de la politécnica, integración curricular e interdisciplinaria con miras a la evaluación de la pertinencia y oportunidad de esta Política Pública.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectPolitecniapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectIntegraciónpt_BR
dc.subjectPolitécnicapt_BR
dc.subjectEnseñanza Mediapt_BR
dc.titleA integração curricular no contexto da proposta politécnica do RS: análise de uma experiência no Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas / CECARpt_BR
dc.typeRelatório Crítico-Reflexivopt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Luciane Albernaz de Araujo-
dc.contributor.referee2Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.contributor.referee3Machado, Juliana-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um trabalho que empreendeu esforços na consecução da integração curricular no contexto da vigência do Ensino Médio Politécnico no Estado do Rio Grande do Sul, com lócus de pesquisa e intervenção no Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas, da cidade de Jaguarão. A investigação voltou-se para as limitações e obstáculos à integração curricular neste processo, de modo que o objetivo geral ateve-se em compreender tais obstáculos, intenções e possibilidades da mesma no contexto da implantação e desenvolvimento desta Política Pública. O referencial metodológico central que inspirou esta análise subscreve-se no marxismo investigativo de tal sorte que os principais autores que dão substância teórica ao trabalho são Antônio Gramsci e Paulo Freire. Os diagnósticos e focos de análises partiram dos documentos da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC RS) que serviram de base para orientar e reger o ensino médio neste formato, com a complementação de dados advindos dos instrumentos e demais recursos metodológicos da pesquisa-ação inserida no cotidiano da escola. As intervenções executadas residiram em experiências de aulas integradas na área de Ciências Humanas durante o ano de 2016, envolvendo a participação de estudantes de duas turmas de terceiro ano e de professores da área dispostos a tal desafio; com posterior socialização dos desdobramentos deste processo em Fórum Pedagógico da Escola no ano seguinte. Em última análise, os resultados de tais experiências foram confrontados com a dissecação teórico-crítica acerca das origens e significações contextuais da politecnia, integração curricular e interdisciplinaridade com vistas à avaliação da pertinência e oportunidade desta Política Pública.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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