???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2439
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Simone Silva | - |
dc.creator | Porciúncula, Lígia | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-01T15:44:10Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01 | - |
dc.date.available | 2018-03-01T15:44:10Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-19 | - |
dc.identifier.citation | PORCIÚNCULA, Lígia. A percepção dos alunos de uma escola de Jaguarão-RS sobre o fenômeno bullying. 16p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2439 | - |
dc.description.abstract | El presente artículo trae la concepción de los alumnos de los cuarto grado de la enseñanza fundamental de una escuela municipal de Jaguarão – RS, sobre el fenómeno bullying. La motivación para elaboración de esa investigación se dio a partir de la práctica docente en los años iniciales de la enseñanza fundamental, cuando se constató entre los alumnos que, algunos problemas de indisciplina y peleas ocurrían en la escuela. El bullying es hoy, sin dudas, uno de los temas más discutidos en el campo educacional, pues despierta interés en diversas ciencias y esferas sociales. Si entiende que en la escuela el alumno tiene informaciones sobre casi todo, muchas veces la preocupación central es el conocimiento. Entretanto, la cuestión fundamental del proceso educativo del punto de vista pedagógico, a veces se queda adormecida, o sea, la formación del ser humano. La investigación es de naturaleza cualitativa, utilizase la metodología de análisis del contenido. La coleta de los datos se dio a través de las actividades didáctico-pedagógicas desarrolladas por los alumnos durante la realización del proyecto bullying en las prácticas de enseñanza. Para comprender el fenómeno estudiado nos basamos en Fante (2008), Caporali (1990), Cavalcanti (2000), Bardin (2009), Silva (2010), Freire (1996), entre otros. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Escuela | pt_BR |
dc.subject | Ciudadanía | pt_BR |
dc.title | A percepção dos alunos de uma escola de Jaguarão-RS sobre o fenômeno bullying | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Rachel Freitas | - |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Dynara Martinez | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo traz a concepção dos alunos do quarto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Jaguarão – RS sobre o fenômeno bullying. A motivação para a elaboração dessa pesquisa deu-se a partir da prática docente nos anos inicias do ensino fundamental, quando se constatou entre os alunos que alguns problemas de indisciplina e agressões ocorriam na escola. O bullying é hoje, sem dúvidas, um dos temas mais discutidos no campo educacional, pois desperta interesse em diversas ciências e esferas sociais. Percebe-se que na escola o aluno tem informações sobre quase tudo e muitas vezes a preocupação central é o conhecimento. No entanto, a questão fundamental do processo educativo, do ponto de vista pedagógico, às vezes fica adormecida e a formação do ser humano é perdida. A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo. A coleta de dados deu-se através das atividades didático- pedagógicas desenvolvidas pelos alunos durante a realização do Projeto “Bullying na escola” na prática do estágio. Para compreender o fenômeno estudado, teve-se como base Fante (2008), Caporali (1990), Cavalcanti (2000), Bardin (2009), Silva (2010), Freire (1996), dentre outros. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Pedagogia |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
LígiaPorciúncula2016.pdf | Lígia Porciúncula 2016 | 365.31 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???