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dc.contributor.advisor1Selbach, Jeferson Francisco-
dc.creatorOlivera, Juliana Delgado-
dc.date.accessioned2018-02-26T19:26:39Z-
dc.date.available2017-12-11-
dc.date.available2018-02-26T19:26:39Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.citationOLIVERA, Juliana Delgado. Novos usos do patrimônio cultural edificado: análise da requalificação para uso cultural do Mercado Público Municipal de Jaguarão/RS. 45p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Produção e Política Cultural) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2385-
dc.description.abstractThe built cultural patrimony constitutes an object of memory that keeps the history of a society. The maintenance of such spaces takes place from its use, however its poor conservation propitiates in the need of restoration what can cause in a change of uses and consequently affect the symbology of the place. The objective of this research was to analyze the uses of the Municipal Public Market of Jaguarão from its traditional forms of commerce to its new possibilities of use from the requalification project. The methodology used was qualitative research, firstly searching for information in books, scientific articles and official documents, then we conducted interviews with a representative of the current municipal management and with two traders who used the market space at the time of their interdiction. As results we can highlight: there was a change in the physical structure of the building that led to a decrease in the number of rooms; abandonment of traditional commerce with the new use of gastronomy; when privileging the tourist use of space, one loses the chance to provide the maintenance of the bond of the local community with the patrimonial asset. We conclude that, after being restored, the uses that will be attributed to the Public Market do not constitute a mediator between the patrimonial property and the community, since the new use turns to those who come from outside, the tourist, an intervention in the cultural patrimony should restore only the material aspects, but also provide a better functioning of the well as symbol.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural edificadopt_BR
dc.subjectMercado Públicopt_BR
dc.subjectRequalificação urbanapt_BR
dc.subjectJaguarãopt_BR
dc.subjectCultural heritage builtpt_BR
dc.subjectPublic Marketpt_BR
dc.subjectUrban requalificationpt_BR
dc.subjectJaguarãopt_BR
dc.titleNovos usos do patrimônio cultural edificado: análise da requalificação para uso cultural do Mercado Público Municipal de Jaguarão/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Fraga, Hilda Jaqueline de-
dc.contributor.referee2Melo, Alan Dutra de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO patrimônio cultural edificado constitui-se como um objeto de memória que guarda a história de uma sociedade. A manutenção de tais espaços se dá a partir de o seu uso, contudo sua má conservação propicia na necessidade de restauro o que pode ocasionar em uma mudança de usos e por consequência afetar a simbologia do lugar. O objetivo desta pesquisa foi analisar os usos do Mercado Público Municipal de Jaguarão desde suas formas tradicionais de comércio até suas novas possibilidades de uso a partir do projeto de requalificação. A metodologia empregada foi à pesquisa qualitativa, buscando num primeiro momento, por informações em livros, artigos científicos e documentos oficiais, em seguida realizamos entrevistas com um representante da atual gestão municipal e com dois comerciantes que utilizavam o espaço do mercado no momento de sua interdição. Como resultados podemos destacar: houve uma mudança na estrutura física do prédio que acarretou em uma diminuição no número de salas; abandono do comércio tradicional com o novo uso voltado a gastronomia; ao se privilegiar o uso turístico do espaço, perde-se a chance de proporcionar a manutenção do vínculo da comunidade local com o bem patrimonial. Concluímos que depois de restaurado, os usos que serão atribuídos ao Mercado Público não se configuram como um mediador entre o bem patrimonial e a comunidade, pois o novo uso volta-se para quem vem de fora, o turista, uma intervenção no patrimônio cultural não deve restaurar apenas os aspectos materiais, mas também proporcionar um melhor funcionamento do bem como símbolo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado em Produção e Política Cultural

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