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dc.contributor.advisor1Rhoden, Valmor-
dc.creatorBilharda, Stela Mari Bilo-
dc.date.accessioned2018-02-20T11:48:53Z-
dc.date.available2018-02-20T11:48:53Z-
dc.date.issued2016-12-07-
dc.identifier.citationBILHALBA, Stela Mari Bilo. O papel estratégico das relações públicas comunitárias na construção de campanhas comunicacionais: uma análise da campanha Dornein. 54p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2335-
dc.description.abstractAddresses itself, in the present study, the interface between communication and health, With emphasis on Community Public Relations and communication actions. It is known, the important role of communication as a source of information in society. During the exploratory research, was observed the absence of campaigns by the Ministry of Health, in combating irrational drug use, selecting, thus, a campaign of the Federal Council of Pharmacy. It is Of a case study of the Dornein campaign, with amparo of interview by means of a questionnaire with semi-open questions and content analysis application. Seeking to understand the meaning Strategy of public relations in the construction of communication campaigns. It details the strategies used in the development of the Dornein campaign On the practice of selfmedication. The Dornein campaign has as strategy the event that focuses on the intervention of the public that self-practices. On the day of the event that started the campaign, a fictitious drug was distributed randomly to passers-by, with the name Dornein, and inside the packaging a message, with the aim of providing a reflection on the use of medicines without guidance from the health professional. This strategy used, as communicational products, posters, videos, banner, tools that act in a relevant way in the transparency and in the direction of the actions of communication, with the aim of provoking a change of attitude and making the population aware of the abusive use of drugs. It is intended to verify the contributions of these communicational actions on the practice of self-medication, analyze the content of the campaign, describe the strategies used with the intent to mobilize society and influence behavior change. Finally, the results of the content analysis of the Dornein campaign are presented, from the perspective of how communication affects . It was found that the Dornein strategy caused a positive effect of the campaign, the communication managed to achieve great media interest, As by the public reached through facebook, youtobe, twitter. Thus, taking into account what was proposed, the results of this study indicate that the communication carried out by Dornein's action expresses the Community communication, and it is possible to verify many indicatives regarding the concern of self-medication, the community communication to help in an educational way the transformation of citizenship, quality of life and well-being of the population.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectComunicação e saúdept_BR
dc.subjectAutomedicaçãopt_BR
dc.subjectRemédiospt_BR
dc.subjectOrientaçãopt_BR
dc.subjectPublic relationspt_BR
dc.subjectCommunication and Healthpt_BR
dc.subjectSelf-medicationpt_BR
dc.titleO papel estratégico das relações públicas comunitárias na construção de campanhas comunicacionais: uma análise da campanha Dorneinpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2905458324819981pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Carmem Regina Abreu-
dc.contributor.referee2Silva, Marcela Guimarães e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoAborda-se, no presente estudo, a interface entre a comunicação e a saúde, com ênfase nas Relações Públicas Comunitárias e ações comunicacionais. Sabe-se do importante papel da comunicação como fonte de informação na sociedade. Durante a pesquisa exploratória, observou-se a ausência de campanhas efetivas pelo Ministério da Saúde (MS) no combate ao uso irracional de medicamentos, selecionando-se, assim, uma campanha do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Trata-se de um estudo de caso da campanha Dornein, com amparo de entrevista por meio de questionário com questões semi- abertas e aplicação da análise de conteúdo. Busca-se compreender o significado estratégico das Relações Públicas na construção de campanhas comunicacionais. Detalha as estratégias utilizadas no desenvolvimento da campanha Dornein sobre a prática da automedicação. A campanha Dornein possui como estratégia o evento que possui como foco a intervenção do público que se automedica. No dia do evento que deu início à campanha, era distribuído, aleatoriamente, para transeuntes, um medicamento fictício, com o nome Dornein, e dentro da embalagem uma mensagem, com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre o uso de medicamentos sem orientação do profissional da saúde. Essa estratégia utilizou, como produtos comunicacionais, cartazes, vídeos, banner, ferramentas que atuam de maneira relevante na transparência e no direcionamento das ações de comunicação, com objetivo de provocar mudança de atitudes e conscientizando a população quanto ao uso abusivo de medicamentos. Pretende-se verificar as contribuições dessas ações comunicacionais sobre a prática da automedicação, analisar o conteúdo da campanha, descrever as estratégias utilizadas com a intenção de mobilizar a sociedade e influenciar na mudança de comportamento. Apresentam-se, por fim, os resultados da análise de conteúdo da campanha Dornein, sob a perspectiva de como a comunicação repercute. Constatou-se que a estratégia Dornein causou um efeito positivo da campanha, a comunicação conseguiu alcançar grande interesse da mídia, como pelo público atingido através do facebook, youtobe, twitter. Assim, levando-se em conta o que foi proposto, os resultados deste estudo apontam que a comunicação realizada pela ação do Dornein expressa a comunicação comunitária, sendo possível verificar muitos indicativos quanto a preocupação da automedicação, constatando-se, a comunicação comunitária para auxiliar de forma educativa na transformação da cidadania, qualidade de vida e bem estar da população.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Relações Públicas

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