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dc.contributor.advisor1 | Deifeld, Telmo Egmar Camilo | - |
dc.creator | Mazurik, Júlia | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-19T13:21:26Z | - |
dc.date.available | 2018-01-19T13:21:26Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.citation | MAZURIK, Júlia. Verificação da segurança de ligações parafusadas em chapas metálicas segundo a NBR 8800:2008. 63p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2120 | - |
dc.description.abstract | It is important to know how the peculiarities of the connections in metallic structures to these can be at risk of durability and structural safety in case of failure in the design. In this way, this work aims to check compliance safety screwed on metal sheets subjected to tensile stress in order to continue with the effects: a) shearing of the screws; b) traction in the plate; c) Pressure of support and tear of the plate; d) Block shearing. Through the requirements of the NBR 8800 were rated five different types of connection, for the subsequent realization of tensile testing in order to determine the maximum load, in fact, each link can support and compare the expected result. The initial sizing of the connections take into account the thickness of the plates, the diameter, quantity and spacing of the bolts made for ASTM A36 steel plates and ASTM A325 bolts. Due to the acquisition of material with a specification different from what was requested and confirmed by the supplier, results were obtained only for 40% of the predicted tests. In this way, two different designs were made, one for ASTM A572 gr50 steel and another for ASTM A36 steel. All the tests in which rupture is obtained (for both types of steel) approximately 60% of the tests performed showed the type of rupture desired, with variations in the load of rupture with respect to the predicted load. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Ligações parafusadas | pt_BR |
dc.subject | Segurança estrutural | pt_BR |
dc.subject | Tração | pt_BR |
dc.subject | Civil engineering | pt_BR |
dc.subject | Bolted connections | pt_BR |
dc.subject | Structural safety | pt_BR |
dc.subject | Traction | pt_BR |
dc.title | Verificação da segurança de ligações parafusadas em chapas metálicas segundo a NBR 8800:2008 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.description.resumo | É importante conhecer as peculiaridades das ligações em estruturas metálicas pois estas podem pôr em risco a durabilidade e a segurança estrutural em caso de falha no dimensionamento. Desta forma, este trabalho visa verificar a segurança de ligações parafusadas em chapas metálicas submetidas a esforços de tração, que será feita considerando os seguintes efeitos: a) cisalhamento dos parafusos; b) tração na chapa; c) Pressão de apoio e rasgamento da chapa; d) Cisalhamento de bloco. Através das prescrições da NBR 8800 foram dimensionados cinco tipos diferentes de ligação, para a posterior realização do ensaio de tração de modo a determinar a carga máxima que, de fato, cada ligação pode suportar e compará-la com o resultado esperado. O dimensionamento inicial das ligações considerando a espessura das chapas, diâmetro, quantidade e espaçamento dos parafusos foi realizado para chapas de aço ASTM A36 e parafusos ASTM A325. Devido à aquisição de material com especificação diferente do que foi solicitado e confirmado pelo fornecedor, foram obtidos resultados apenas para 40% dos ensaios previstos. Dessa forma, foram realizados dois dimensionamentos diferentes, um para o aço ASTM A572 gr50 e outro para o aço ASTM A36. Considerando todos os ensaios em que se obteve ruptura (para os dois tipos de aço) aproximadamente 60% dos ensaios realizados apresentaram o tipo de ruptura desejado, com variações na carga de ruptura em relação à carga prevista. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia Civil |
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JÚLIA MAZURIK - 2017.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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