???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2097
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Fleck, Carolina Freddo-
dc.creatorSilveira, Josianne Correa-
dc.date.accessioned2018-01-18T10:39:14Z-
dc.date.available2018-02-10-
dc.date.available2018-01-18T10:39:14Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2097-
dc.description.abstractDespite the increasing participation of women in the labor market, their business contribution is not always well regarded and valued. The desire to change this panorama causes women to dedicate themselves more and more in their professional qualification to reach jobs of greater importance, however, barriers that are so subtle and "invisible" have been identified as the phenomenon of glass ceiling. In this context, this research was designed to identify the barriers associated with women's professional growth today, based on the six barriers presented by Russel, Rush and Herd (1988) as the main barriers faced by women. The study was characterized as an exploratory descriptive, with a quantitative approach, and was applied through the application of a structured questionnaire developed for the research and applied to 163 women working in the labor market, covering all regions of the state of Rio Grande do Sul. The most active barriers today are inadequate management characteristics, as well as family, social, and limited education or experience issues. Equality and opportunity for access to the labor market, as well as the recognition of it, must be addressed and solved so that women can be valued not only within organizations but in the organizational field as a whole.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectTeto de vidropt_BR
dc.subjectBarreiraspt_BR
dc.subjectAscensão hierárquicapt_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.subjectGlass ceilingpt_BR
dc.subjectBarrierspt_BR
dc.subjectHierarchical ascensionpt_BR
dc.titleForte como... uma mulher: uma análise dos desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3631009141499655pt_BR
dc.contributor.referee1Ubal, Valentina Ortiz-
dc.contributor.referee2Silva, Cinthia Simões da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5434058358614538pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1495743959288488pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoApesar da crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, sua contribuição empresarial nem sempre é bem vista e valorizada. O desejo de mudar esse panorama faz com que as mulheres se dediquem cada vez mais a sua qualificação profissional para atingir postos de trabalho de maior importância, no entanto, são identificadas barreiras que por serem tão sutis e “invisíveis” foram denominadas como o fenômeno teto de vidro (glass ceiling). Neste contexto foi elaborada esta pesquisa, que tem por objetivo identificar as barreiras associadas ao crescimento profissional da mulher na atualidade, tendo como base as seis barreiras já apresentadas por Russel, Rush e Herd (1988) como sendo as principais enfrentadas pelas mesmas. O estudo caracterizou-se como descritivo exploratório, com abordagem quantitativa, e se deu através da aplicação de um questionário estruturado desenvolvido para a pesquisa e aplicado à 163 mulheres atuantes no mercado de trabalho, abrangendo todas as regiões do estado do Rio Grande do Sul. As barreiras mais ativas na atualidade são as que compreendem as características inadequadas ao gerenciamento, assim como as questões familiares, sociais e educação ou experiência limitadas. Igualdade e oportunidade de acesso ao mercado de trabalho, assim como o reconhecimento do mesmo, devem ser enfrentados e solucionados para que a mulher possa ser mais valorizada não só dentro das organizações mas no campo organizacional como um todo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Josianne Correa Silveira.pdfTCC Josianne Correa Silveira551.97 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???