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dc.contributor.advisor1Cheiran, Jean Felipe Patikowski-
dc.creatorLouzada, Rodrigo de Souza-
dc.date.accessioned2018-01-11T14:15:27Z-
dc.date.available2018-01-11T14:15:27Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.citationLOUZADA, Rodrigo de Souza. Comparação de avaliações de usabilidade e acessibilidade nos portais novo e antigo da UNIPAMPA. 95p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2059-
dc.description.abstractAccessibility and usability Web standards are now widespread among website developers. However, the understanding that each one of these concepts carries are diverse and often their development is not adequate. The goal of this work is to compare the usability and accessibility evaluation in two versions of the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) website (new and old), which is a public higher education institution. Therefore, accessibility and usability should be observed in its websites and web systems. For this, it was applied usability testing with users, System Usability Scale (SUS) and automatic accessibility checker. Applying these techniques and analysing results, old website was the one that obtained the highest score on SUS and the fastest task fulfilment on user testing, while new website had the highest accessibility index on automatic checker. After these results, a statistical study (using T Test and U Test) was done to demonstrate the significant difference between average time to fulfil a task, average SUS scores and average accessibility indexes, showing that our interpretation of results is correct under a confidence level of 90 %. Subsequently, these results will be forwarded to the Information and Communication Technology Department (DTIC) of UNIPAMPA to evaluate potential improvements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectWebpt_BR
dc.subjectSites institucionaispt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectInstitutional sitespt_BR
dc.titleComparação de avaliações de usabilidade e acessibilidade nos portais novo e antigo da UNIPAMPApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoAtualmente estão difundidos padrões web em acessibilidade e usabilidade entre os desenvolvedores de sites. Entretanto, o entendimento que cada um traz desses conceitos é diverso e muitas vezes seu desenvolvimento não é adequado. O objetivo deste trabalho é comparar as avaliações de usabilidade e acessibilidade nas duas versões dos portais (novo e velho) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que é uma instituição de ensino superior pública. Portanto, deve-se observar a acessibilidade e usabilidade em seus portais e sistemas web. Para isso, foi aplicado o teste de usabilidade com usuários, a Escala de Usabilidade de Sistema (SUS) e o validador automático de acessibilidade. Aplicando essas técnicas, e analisando os resultados, o portal velho foi o que obteve a maior pontuação no SUS e no teste com usuário foi o mais rápido para cumprir uma tarefa, enquanto o portal novo teve o maior índice de acessibilidade no validador automático. Após estes resultados, um estudo estatístico (utilizando o Teste T e Teste U) foi feito para demonstrar a diferença significativa entre as médias de tempo para cumprir uma tarefa, média de pontuações do SUS e média de índices de acessibilidade, mostrando que a nossa interpretação dos resultados está correta em um nível de confiança de 90 %. Posteriormente, estes resultados serão encaminhados para a Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC) da UNIPAMPA para avaliar o potencial de melhorias.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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