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dc.contributor.advisor1Kosteski, Luis Eduardo-
dc.creatorSilva, Robson Augusto Ferreira da-
dc.date.accessioned2017-09-29T23:31:58Z-
dc.date.available2017-09-29T23:31:58Z-
dc.date.issued2017-06-30-
dc.identifier.citationSILVA, Robson Augusto Ferreira da. Avaliação da representatividade de modelos numéricos para análise do comportamento de pontes de espaguete. 70p. 2017. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1986-
dc.description.abstractThe model uncertainties affect several steps for a structural reliability analysis, from the description of the loads to the system and the methodology by which the effects of the load in the system are evaluated. Extensive literature has been written hypothesizing on model uncertainties and their effects on the assessment of structural reliability. A recurrent problem in these studies is the lack of resources for the development of real-scale prototypes that adequately represent structural behavior. Based on these studies, this current work presents the design and construction of an arch bridge prototype, built using spaghetti and epoxy resin. The dimensioning of the structure was crafted considering the mechanical properties of the material available in the literature. At a reduced scale but with the same purpose, the effort was consistently maintained to test the constructed prototype and compare its structural response with a theoretical structure modeled three-dimensional in finite element software. Numerical modeling is performed considering the mechanical properties of the real structure sections tested with the goal to provide data as accurately as possible to the finite element software used for numerical simulation. By comparing the theoretical rigidities and the models tested, we aimed to verify if the numerical simulation was adequate in representing the behavior of the actual structure. In the end, suggestions are made regarding the methodology of bridge construction and the search for new numerical routines that can represent the structure more faithfully.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectPontespt_BR
dc.subjectEstruturaspt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectBridgespt_BR
dc.subjectStructurespt_BR
dc.titleAvaliação da representatividade de modelos numéricos para análise do comportamento de pontes de espaguetept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoAs incertezas de modelo afetam várias etapas para uma análise de confiabilidade estrutural, desde as descrição das cargas, o sistema e a metodologia pela qual é feita a avaliação dos efeitos da carga no sistema. É extensa a literatura sobre incertezas de modelo e seu efeito na avaliação da confiabilidade estrutural. Um problema recorrente nestes estudos é a falta de recursos para o desenvolvimento de protótipos em escala real que representem adequadamente o comportamento estrutural. Baseado nesses estudos, este trabalho apresenta o dimensionamento e construção de um protótipo de ponte em arco, construída utilizando espaguete e resina epóxi. O dimensionamento da estrutura foi feito considerando as propriedades mecânicas do material disponíveis na literatura. Em escala reduzida mas com o mesmo propósito busca-se ensaiar o protótipo construído e comparar sua resposta estrutural com uma estrutura teórica modelada tridimensionalmente em software de elementos finitos. A modelagem numérica é realizada considerando as propriedades mecânicas das seções da estrutura real ensaiada de forma a fornecer dados o mais precisamente possível ao software de elementos finitos utilizados para simulação numérica. Foram comparadas as rigidezes teóricas e dos modelos testados com o objetivo de verificar se a simulação numérica é capaz de representar adequadamente o comportamento da estrutura. No final são feitas sugestões de metodologia de construção da ponte e de busca por novas rotinas numéricas que possam representar mais fielmente a estrutura.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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