???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1849
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, André Luis Silva da | - |
dc.creator | Machado, Daniane Stock | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-12T19:55:03Z | - |
dc.date.available | 2017 | - |
dc.date.available | 2017-09-12T19:55:03Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Daniane Stock. Atividade experimental problematizada (AEP): possibilidades e contribuições para o ensino de química no ensino médio politécnico. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1849 | - |
dc.description.abstract | This work aims to investigate and discuss the potential of a teaching plan, based on the relations between Generating Themes and experimentation, as contributory to the teaching and learning processes, in the form of Significant Learning, in the perspective of teachers and students, from The mapping of the reality of these subjects. Therefore, a preliminary survey of the reality of the students of a 3rd grade high school class of a school located in the rural area of the municipality of Caçapava do Sul – RS was carried out. This research intend at the definition of a generating theme as the articulating axis of the programmatic contents to be treated in Chemistry in this series, using it in the perspective of methodological resource for the teaching process. The data obtained in the thematic investigation were submitted to Discursive Textual Analysis (DTA), obtaining the generating theme "Food and Agriculture". In this theme, a teaching plan was elaborated and developed with the class. Went through an experimental activity to the generator theme established, methodological procedures also analyzed, from the public's speech, by DTA. It was perceived a wide relevance of this action in the promotion of a Significant Learning in the Chemistry Teaching, in order to stimulate the interest and the critical sense of the subjects. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | tema gerador | pt_BR |
dc.subject | experimentação | pt_BR |
dc.subject | significant learning | pt_BR |
dc.subject | generator theme | pt_BR |
dc.subject | experimentation | pt_BR |
dc.title | Atividade experimental problematizada (AEP): possibilidades e contribuições para o ensino de química no ensino médio politécnico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo investigar e discutir a potencialidade de um plano de ensino, pautado pelas relações entre Temas Geradores e experimentação, como contributivo aos processos de ensino e de aprendizagem, em moldes da Aprendizagem Significativa, na visão de professores e alunos, a partir do mapeamento da realidade destes sujeitos. Para tanto, realizou-se um levantamento preliminar da realidade dos alunos de uma turma de 3° ano do ensino médio de uma escola, localizada na zona rural, do município de Caçapava do Sul – RS. Essa investigação objetivou a definição de um Tema Gerador como eixo articulador dos conteúdos programáticos a serem tratados em Química nesta seriação, utilizando-o na perspectiva de recurso metodológico para o processo de ensino. Os dados obtidos na investigação temática foram submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD), obtendo-se o Tema Gerador “Alimentos e Agricultura”. Nesta temática, elaborou-se e desenvolveu-se, junto à turma, um plano de ensino, que contemplou uma atividade experimental em articulação ao Tema Gerador estabelecido. Foram analisados, a partir da fala do público alvo, por meio da ATD, os procedimentos metodológicos. Percebeu-se ampla pertinência desta ação para promoção de uma Aprendizagem Significativa no Ensino de Química, tendo em vista o estímulo do interesse e do senso crítico dos sujeitos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Caçapava do Sul | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências Exatas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Atividade experimental problematizada (AEP) possibilidades e contribuições para o ensino de química no ensino médio politécnico.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???