???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1802
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Vieira, Vanessa Gindri-
dc.creatorGomes, Maurício Brasil-
dc.date.accessioned2017-08-28T12:42:12Z-
dc.date.available2017-08-28T12:42:12Z-
dc.date.issued2011-11-30-
dc.identifier.citationGOMES, Maurício Brasil. Software livre aplicado ao ensino de números complexos. 82p. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1802-
dc.description.abstractThis monograph deals with the teaching of mathematical content complex numbers: basic properties and operations. This is an exploratory survey, whose problem was to identify what contribution the use of a free software brings to the teaching of complex numbers. The field research was a class of third year of high school in a public school. The study aimed to facilitate the teaching of complex numbers, with the use of a software support. Justifies the choice of this theme because during the course of educational practices and interviews with new students in undergraduate courses at the Federal University of Pampa, Campus Alegrete, there was great difficulty in teaching and learning of the content in question. Research walked in two senses: first, the contents were exposed through the traditional method in the classroom. In a second step, it was proposed to aid the teaching of technology, through the free software Complex Numbers in the computer lab. After implementation of the proposed school, it was found that the software used enables the meaningful learning of the content of complex numbers, enabling better visualization and graphics reinforce concepts already worked in the classroom, but the use of technology does not completely replace the prior presentation of content in a methodology exhibition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectNúmeros complexospt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectSecondary educationpt_BR
dc.subjectComplex numberspt_BR
dc.subjectFree softwarept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleSoftware livre aplicado ao ensino de números complexospt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Noguti, Fabiane Cristina Höpner-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico versa sobre o ensino do conteúdo matemático números complexos: suas propriedades e operações básicas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cujo problema foi identificar qual a contribuição que o uso de um software livre traz para o ensino de números complexos. O campo de pesquisa foi uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino. O estudo teve por objetivo facilitar o ensino de números complexos, com a utilização de um software de apoio. Justifica-se a escolha desse tema porque durante a realização de práticas pedagógicas e de entrevistas realizadas com alunos ingressantes nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, verificou-se grande dificuldade no ensino aprendizagem do conteúdo em questão. A investigação caminhou em dois sentidos: inicialmente, o conteúdo foi exposto por meio da metodologia tradicional, em sala de aula. Em um segundo momento, propôs-se o ensino com auxílio da tecnologia, por meio do software livre Números Complexos, no laboratório de informática. Após a implementação desta proposta de ensino, constatou-se que o software utilizado viabiliza a aprendizagem significativa do conteúdo números complexos, possibilitando melhor visualização gráfica e reforçando conceitos já trabalhados em sala de aula, porém o uso da tecnologia não substitui totalmente a apresentação prévia do conteúdo em uma metodologia expositiva.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Software livre aplicado ao ensino de números complexos.pdf1.6 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???