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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de métodos numéricos para o ensaio de resistência à tração por compressão diametral do concreto
Autor(es): Silva, Fagner Fernandes da
Primeiro Orientador: Kosteski, Luis Eduardo
Resumo: O ensaio de tração por compressão diametral, também conhecido como o ensaio brasileiro de tração é o mais utilizado para descobrir a resistência à tração do concreto. Isto se dá pela facilidade de ensaio e pelo seu baixo custo em relação aos outros ensaios. Este consiste em comprimir a lateral de um corpo de prova de forma que o mesmo rompa por tração. Nas superfícies entre o corpo de prova e a máquina de ensaios universais recomenda-se o uso de tiras de madeira para que a carga se distribua melhor ao longo do material estudado. A largura da tira de madeira influencia diretamente no resultado final de resistência. Uma forma de analise que vem crescendo ao longo dos anos é a utilização de métodos numéricos na fratura de corpos de vários materiais, dessa forma, este trabalho faz o uso de Métodos de Elementos Discretos e Métodos de Elementos Finitos para o estudo do ensaio brasileiro de tração. Os resultados encontrados mostram que com o aumento de largura da tira até uma relação entre o diâmetro do corpo de prova sobre a largura da tira de 0,25; há um aumento da resistência à tração por compressão diametral. Após esta relação, há uma queda na resistência à tração indireta. Os valores de resistência com diferentes tamanhos de módulos foram muito aleatórios, não podendo assim afirmar o real comportamento do corpo de prova ao alterá-los. Nas simulações, as fissuras se propagaram de forma vertical, sempre das regiões em contanto com a tira da madeira para o centro do corpo de prova.
Abstract: The tensile by diametrical compression test, also known as Brazilian tensile test is the most utilized to find the tensile resistance of the concrete, because it is an ease test and have a low cost compared to other tests. Such a test consist in a radial compression of a sample until it breaks by tensile. On the surfaces between the sample and the universal testing machine is recommend the use of wooden strips so the load is distributed in a better way over the material of study. The width of the wood strip directly influence the results of the resistance test. One way of analysis that has been growing over the years is the use of numerical methods in fracture bodies of various materials, so in this work is used the Discrete Element Method and the Finite Element Method for the study of the Brazilian tensile test. The results obtained shows that the tensile by diametrical compression resistance increases with the increment of the width of the wood strip, until a relation between the diameter and width of the sample of 0,25; after this value the direct tensile resistance decrease. A random set of resistance values for the different modules size tested were found, not allowing a description of the real behavior of the tested samples. In the simulations, the cracks propagated vertically, form the zone in contact with the wood strip to the center of the sample.
Palavras-chave: Civil engineering
Concrete
Resistance
Numerical methods
Editor: Universidade Federal do Pampa
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1731
Data do documento: 2-Dez-2015
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