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dc.contributor.advisor1Lübeck, André-
dc.creatorPio, Eduardo dos Santos-
dc.date.accessioned2017-06-14T12:45:57Z-
dc.date.available2017-06-14T12:45:57Z-
dc.date.issued2015-07-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1693-
dc.description.abstractThe present work delas with the collection and comparison of internal efforts in a stringer of a road bridge in reinforced concrete considered whether or not the soil-structure interaction. The comparison covers the conventional manual method presented by Spernau ([19--]) ans structure modeling in a software structural analysis based on the finite element method (SA2000 V 12). A literature review was made on the work undertaken in the área of soil-structure interaction ando n the methods of obtaining soil characterization parameters for these models. As a simulation, the soil parameters adopted were those of the city of Alegrete-RS. In this case the bridge would be placed on surfasse of the shoe type isolated foundations. The numerical values obtained has the purpose of identifying changes in efforts to consider the soil deformability. The results obtained in this work showed the influence of soil-structure interaction consideration about internal efforts of the stringers, once to compare the results obtained with and without efforts to soil-structure interaction did not have significant changes, probaly as a resulto f the isolation caused by the support devices presente on top of the column of the bridge.en
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCivil engineeringen
dc.subjectBridge in reinforced concreteen
dc.subjectFinite element methoden
dc.titleAnálise da influência da interação solo-estrutura sobre os esforços internos em uma langarina de uma ponte rodoviária em concreto armadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.co-advisorMilani, Alisson Simonetti-
dc.description.resumoO presente trabalho trata da obtenção dos esforços internos em uma longarina de uma ponte rodoviária em concreto armado levado em consideração ou não a interação solo-estrutura. A comparação abrande o método manual convencional apresentado por Spernau ([19--]) e da modelagem da estrutura em um software de análise estrutural baseado no método dos elementos finitos (SA2000 V12). É realizada uma revisão bibliográfica sobre os trabalhos desenvolvidos na área de interação solo-estrutura e sobre os métodos para a obtenção de parâmetros de caracterização do solo adotados foram os da cidade de Alegrete – RS. Neste caso a ponte estaria assentada sobre fundações superficiais do tipo sapata isolada. Os valores numéricos obtidos tiveram o intuito de identificar as alterações de esforços ao se considerar a deformabilidade do solo. Os resultados obtidos neste trabalho não mostraram a influência da consideração da interação solo-estrutura sobre os esforços interno das longarinas, uma vez que ao comparar os resultados dos esforços obtidos com e sem a interação solo-estrutura não tiveram significativas mudanças, provavelmente em função do isolamento provocado pelos aparelhos de apoio presentes no topo dos pilares da ponte.pt_BR
dc.subject.keywordEngenharia civilpt_BR
dc.subject.keywordPontes de concreto armadopt_BR
dc.subject.keywordMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subject.vcpsCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
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Análise da influência da interação solo-estrutura sobre os esforços internos em uma langarina de uma ponto rodoviária em concreto armado.pdf14.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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