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dc.contributor.advisor1 | Tapahuasco, Wilber Feliciano Chambi | - |
dc.creator | Schendel, Cristian | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-09T18:50:35Z | - |
dc.date.available | 2017-06-09T18:50:35Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-26 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1635 | - |
dc.description.abstract | The soil stabilization always been recurrent since the first floors built, but have become more frequent in recent decades. Thus, new techniques were developed such as the stabilization of chemical stabilization by mixing and soil-cement has been used on roads in order to add the soil improvement compared to factors such as plastic deformation, improving the granulometry of the material and increases the resistance of soil. Also, there is a need to reuse new alternative materials that could be used in paving road. This study aimed to evaluate the mechanical effect of fibers scrape tires in mixtures of soil-cement. As for this, initially collected samples of various types of soils, derived from three sites located in the municipality of loan Alegrete / RS. Then, from the results of the geotechnical characterization tests, was chosen for the best development of this work, one type of soil collected from one of the mines. Also, samples were collected waste tires zest, plus the acquisition of pozzolan cement. After that were prepared mixtures of soil-cement and soil-cement-fiber rubber tire scrapes. Thus for this research adopted the proportions of soil-cement mixture of 92% -8% cement. As for mixing soil-cement-fiber shaving tire, have been adopted in the proportions (92% - 5% - 3%) (91% - 8% - 1%) (89% - 8% - 3% ), (87% - 8% - 5%) (82% - 8% - 10%). Subsequently, for various mixtures assays were performed compaction, expansion tests, assays California bearing ratio and simple compression tests. For this study, the experimental results show that the mixture of soil and soil-cement-fiber cement-rubber tire scrapings, for the weight ratio: 91% -8% -1%, exhibited the best results. | en |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Civil engineering | en |
dc.subject | Stabilization of soils | en |
dc.subject | Soil-cement | en |
dc.subject | Asphalt paving | en |
dc.subject | Rubber tires | en |
dc.title | Utilização de resíduos de borracha de pneus em misturas de solo-cimento visando a aplicação em obras de estradas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Jorge, Roberlaine Ribeiro | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
dc.description.resumo | As estabilizações de solos sempre foram realizados desde os primeiros pavimentos construídos, mas se tornaram mais frequentes nas últimas décadas. Desta maneira, foram desenvolvidas novas técnicas de estabilização, tais como a estabilização química por mistura de solo-cimento. A adição do cimento ao solo vem sendo utilizada em rodovias como forma de agregar ao solo melhorias frente a fatores como deformações plásticas, aumentando a resistência do solo. Além disso, também surge a necessidade de reutilizar novos materiais alternativos que podem ser aproveitados em obras de pavimentação rodoviária. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito mecânico das fibras de raspa de pneus em misturas de solo-cimento. Sendo para isso, inicialmente coletadas amostras de vários tipos de solos, oriundo de três locais de empréstimo localizados no município de Alegrete/RS. Seguidamente, a partir dos resultados obtidos dos ensaios de caracterização geotécnica, foi escolhido para o melhor desenvolvimento deste trabalho, um só tipo de solo coletado de uma das jazidas. Também, foram coletadas amostras de resíduos raspa de pneus, além da aquisição de cimento pozolânico. Após isso foram preparadas misturas de solo-cimento e solo-cimento- raspa de pneus. Desta maneira para esta pesquisa se adotou as proporções de mistura solo-cimento de 92%-8%. Já para a mistura solo-cimento- raspa de pneus, foram adotadas as proporções de 92% - 5%- 3%, 91%- 8 %- 1%, 89%- 8 %- 3%, 87%- 8 %- 5% e 82%- 8 %- 10%. Posteriormente, para as diversas misturas foram executados ensaios de compactação, ensaios de expansão, ensaios de Índice de Suporte de Califórnia e ensaios de compressão simples. Os resultados experimentais desenvolvidos nesta pesquisa mostraram que a mistura de solo-cimento de 92%-8% e a mistura solo-cimento- raspa de pneus, para a proporção em peso: 91%-8%-1%, apresentaram melhores resultados. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estabilização dos solos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Solo-cimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentação asfáltica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Borracha de pneus | pt_BR |
dc.rights.licence | Acesso Aberto | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia Civil |
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Utilização de resíduos de borracha de pneus em misturas de solo-cimento visando a aplicação em obras de estradas.pdf | 4.37 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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