???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1506
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Folmer, Vanderlei | - |
dc.creator | Soares, Emerson de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-25T17:36:02Z | - |
dc.date.available | 2017-05-25T17:36:02Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-03 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1506 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho descreve os resultados de uma atividade lúdica desenvolvida com 53 alunos de uma escola da Rede Pública da cidade de Uruguaiana/RS. O foco principal da pesquisa foi avaliar a contribuição das atividades lúdicas no processo de Ensino aprendizagem na área de Ciências da Natureza. Para tanto, trabalhamos com duas turmas de 8ª série que foram denominadas de turma “A” e “B”, na turma “A” utilizamos a metodologia “tradicional”, com aulas expositivas e o uso do livro didático adotado pela escola. Na turma “B”desenvolvemos atividades lúdicas, utilizamos analogias e criamos maquetes de modelos atômicos. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de pré e pós-teste com perguntas relacionadas ao estudo das teorias atômicas, assim, utilizamos perguntas norteadoras para compilar os dados. Os resultados demonstram que o rendimento da turma “B”, em que as aulas foram diferenciadas foi consideravelmente superior a Turma “A”. Com a pesquisa concluímos ainda que, as atividades lúdicas aumentam o interesse dos alunos, a sociabilidade e são uma excelente ferramenta no auxilio ao docente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents the results of a ludic activity developed with 53 students of a public school in Uruguaiana/RS. The main focus of this research was evaluating the ludic activities contribution to the learning process on Natural Science field. In order to develop this research, we worked on two eighth-grade classes that were determined classes “A” and “B”; on class “A” we used the “traditional” teaching methodology, with lectures and the science book adopted by the school. On class “B” we developed ludic activities, used analogies and scale models of atomic models. The data was collected through the application of pre and post quizzes with questions related to atomic theories, so, we used guiding questions in order to collect data. The results show that in class “B”, in which the classes were differentiated, the incoming was substantially higher than in class “A”. The results of this research bring us to conclude that the ludic activities are great guiding tools for teachers and also increased the students‟ interest and sociability. | en |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Modelos Atômicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Fudamental Teaching | en |
dc.subject | Science of nature | en |
dc.title | A presença do lúdico no ensino dos modelos atômicos e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dcterms.title | The ludic presence on teaching process of atomic models and its contribution on the teaching-learning process | en |
dc.subject.keyword | Ciências da Natureza | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.vcps | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.rights.licence | Acesso Aberto | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências da Natureza |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Emerson Soares Lima.pdf | 580.09 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license???