???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1215
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Benetti, Rodrigo Alexandre | - |
dc.creator | Areba, Arieli Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-09T18:13:35Z | - |
dc.date.available | 2017-03-09T18:13:35Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | AREBA, Arieli Moraes. A inserção de noções jurídicas no ensino médio como fator de contribuição para a formação cidadã. Santana do Livramento: Unipampa, 2014. | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1215 | - |
dc.description.abstract | El presente artículo tiene como objetivo general contribuir a través de estudios en relación a la discusión doctrinaria sobre la propuesta de inserción de materias jurídicas en el currículo escolar para discentes de la Enseñanza Secundaria de la red pública provincial, de forma a proporcionar una formación ciudadana. En general, este estudio demostró que la enseñanza del derecho contribuye a la educación ciudadana.Para ello, analizamos el proceso histórico de construcción de la idea de la ciudadanía y, en el marco legal, se encontró que la enseñanza de estos conceptos se vuelve a lo que aboga por los principios básicos establecidos en la Constitución y en la Ley de Directrices y Bases educación. La investigación confirma el entendimiento de que el momento más favorable para esta integración es la etapa de la escuela secundaria, que permite, a partir de las consideraciones señaladas, se probaron sugerencias sobre posibles temas a ser enseñadas por criterios de relevancia. Se trata de una pesquisa calificativa y teniendo por método pesquisa bibliográfica, a través de la colecta de datos secundarios que serán analizados por medio de deducción. Por involucrar intersecciones entre conocimientos tradicionalmente dogmatizados en áreas, a saber, pedagogía y derecho, las implicaciones encontradas fueron bibliográficas, teniendo en vista la escasa producción académica sobre conjunción propuesta en el tema problema. | sp |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestión pública: Brasil | sp |
dc.subject | Ciudadanía | sp |
dc.subject | Educación legal: escuela secundaria | sp |
dc.subject | Derecha: fundamentos para la escuela | sp |
dc.title | A inserção de noções jurídicas no ensino médio como fator de contribuição para a formação cidadã | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo geral contribuir através de estudos em relação à discussão doutrinária sobre a proposta de inserção de noções jurídicas no currículo escolar para discentes do Ensino Médio da rede pública estadual, de forma a proporcionar uma formação cidadã. De forma geral, este trabalho demonstrou que o ensino do Direito contribui para a formação cidadã. Para tanto, foi analisado o processo histórico da construção da ideia de cidadania e, diante do arcabouço jurídico, constatou-se que o ensino destas noções vem ao encontro do que preconiza os princípios basilares previstos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A pesquisa corrobora com o entendimento de que o momento mais favorável para esta inserção é na fase do Ensino médio, permitindo que, a partir das considerações apontadas, fosse ensaiadas sugestões acerca dos possíveis assuntos a serem ministrados por critério de relevância. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa e tendo por método pesquisa bibliográfica, através da coleta de dados secundários que serão analisados por meio de dedução. Por envolver intersecções entre conhecimentos tradicionalmente dogmatizados em ramos, a saber, pedagogia e direito, as implicações encontradas foram bibliográficas, tendo em vista a escassa produção acadêmica sobre a conjunção proposta no tema problema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão pública: Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidadania | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação jurídica: ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito: noções básicas para escolares | pt_BR |
dc.rights.licence | Acesso Aberto | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Tecnologia em Gestão Pública |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Areba, Arieli Moraes. A inserção de noções jurídicas no ensino médio como fator de contribuição para a formação cidadã.pdf | 339.94 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license???