???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1110
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Redivo, André da Silva-
dc.creatorVares, Alexandre-
dc.date.accessioned2017-02-23T13:42:52Z-
dc.date.available2017-02-23T13:42:52Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.citationVARES, Alexandre. O processo de inovação tecnológica e estrutura competitiva da indústria de jogos eletrônicos: fatores críticos à concorrência na atual geração de consoles (2012-presente). Santana do Livramento: Unipampa, 2015.-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1110-
dc.description.abstractThis research aims to describe and analyze the competitive structure of the current technological cycle of the video game industry, based on the industry responsible for producing consoles. In order to elucidate the competitive elements that determine the success and / or failure of firms in the sector, will be used-a theoretical framework guided by the unorthodox approach to industrial organization, as well as neo-Schumpeterian approaches to the process dynamics technologic innovation. Regarding the industry organization, the islands sector was configured since its emergence as a highly concentrated industry. However, despite the high market concentration, several firms have belonged to the sector, including some that have dominated the industry market, were expelled due to the loss of competitiveness over time, which indicates certain industrial dynamism in terms of market . This movement is due primarily to technological aspects, given that the industry is accompanied by technological cycles - generations - which are often directly influenced the market structure of the dominant firms. In view of this, the present study aimed to analyze, through theoretical elements guided in technological innovation processes and product differentiation - while competitive elements - the influence of breaking with the latest technological paradigm - that gave rise to the new generation of consoles - on the market environment of the current technological cycle of the industry. Given that the current cycle is represented by companies Sony, Microsoft and Nintendo, with the consoles PlayStation 4, Xbox One and Wii U respectively, this research may indicate that competition in the current generation of consoles it led to Sony's console advantage in relation to the other. It can be pointed out as the main factors that led to this competitive advantage, a superior product in terms of hardware, better relationships with publishers and strategic mistakes of their competitors, especially Nintendo.en
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEconomyen
dc.subjectDigital technologyen
dc.subjectVideogamesen
dc.subjectDigital gamesen
dc.subjectInnovationen
dc.titleO processo de inovação tecnológica e estrutura competitiva da indústria de jogos eletrônicos: fatores críticos à concorrência na atual geração de consoles (2012-presente)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo descrever e analisar a estrutura competitiva do atual ciclo tecnológico da indústria de jogos eletrônicos, com base no setor responsável pela produção de consoles. A fim de elucidar os elementos competitivos que condicionam o sucesso e/ou fracasso das firmas no setor, utilizar-se-á de um referencial teórico pautado na abordagem heterodoxa sobre organização industrial, bem como, abordagens neoschumpeterianas acerca da dinâmica do processo de inovação tecnológica. Com relação a da organização da indústria, o setor de consoles configurou-se desde seu surgimento como uma indústria altamente concentrada. Contudo, apesar da alta concentração de mercado, várias firmas já pertenceram ao setor, algumas inclusive, que já dominaram o mercado da indústria, foram expulsas em decorrência da perda de competitividade ao longo do tempo, o que indica certo dinamismo industrial em termos de mercado. Tal dinamismo deve-se primordialmente a aspectos tecnológicos, tendo em vista que a indústria é acompanhada de ciclos tecnológicos – gerações –, os quais muitas vezes influenciaram diretamente o domínio de mercado das firmas dominantes. À vista disso, a presente pesquisa buscou analisar, através de elementos teóricos pautados nos processos de inovação tecnológica e diferenciação do produto – enquanto elementos competitivos –, a influência da quebra com o último paradigma tecnológico – que deu surgimento à nova geração de consoles –, sobre a conjuntura de mercado do atual ciclo tecnológico da indústria. Tendo em conta que o ciclo atual é representado pelas empresas Sony, Microsoft e Nintendo, com os consoles PlayStation 4, Xbox One e Wii U respectivamente, a presente pesquisa pode indicar que a concorrência na atual geração de consoles levou à vantagem do console da Sony em relação aos demais. Podem-se apontar como principais fatores que levaram a essa vantagem competitiva, um produto superior em termos de hardware, melhor relacionamento com as publishers e a erros estratégicos de suas concorrentes, em especial da Nintendo.pt_BR
dc.subject.keywordEconomiapt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia digitalpt_BR
dc.subject.keywordConsolespt_BR
dc.subject.keywordOligopóliopt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciências Econômicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Vares, Alexandre.O processo de inovação tecnológica e estrutura competitiva da indústria de jogos eletrônicos fatores críticos à concorrência na atual geração de cons.pdf1.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons