???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1037
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.creatorConrado, Gabriela Dutra Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-02-14T13:27:34Z-
dc.date.available2017-02-14T13:27:34Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCONRADO, Gabriela Dutra Rodrigues. Mapeando percursos dos seminários integrados do ensino médio politécnico. 2015. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1037-
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.titleMapeando percursos dos seminários integrados do ensino médio politécnicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar e compreender as práticas pedagógicas nos Seminários Integrados do Ensino Médio Politécnico, do Rio Grande do Sul. Estudos mostram que o currículo organiza-se em dois eixos: formação geral e parte diversificada. O primeiro busca integrar as áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar. O segundo procura articular as áreas do conhecimento com o mundo do trabalho, dando um enfoque transdisciplinar à proposta. Os Seminários Integrados possibilitam a interlocução entre os dois eixos, evidenciando a politecnia para formação humana. A produção dos dados da pesquisa foi realizada através de observações nos projetos realizados nos Seminários Integrados nas cinco escolas de Ensino Médio de Caçapava do Sul - RS. Esses dados foram registrados em um diário. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores responsáveis por estas atividades. Os dados produzidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, surgindo duas categorias: Gestão Escolar e Formação Docente. O estudo mostra que falta tempo para planejamento e espaços coletivos de discussão entre os professores. A organização dos projetos de pesquisa dos estudantes vem enfrentado desafios como: articulação entre as áreas, o modo como os professores interagem, escolha do tema e elaboração dos projetos nos Seminários Integrados.pt_BR
dc.subject.keywordCurrículopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio politécnicopt_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordSeminários Integradospt_BR
dc.subject.keywordTransdisciplinaridade.pt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mapeando percursos dos seminários integrados do ensino médio politécnico.pdf323.84 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???