???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1029
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.creator | Marques, Sabrina Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T13:26:34Z | - |
dc.date.available | 2017-02-14T13:26:34Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1029 | - |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.title | Enfoque CTS no Brasil: olhar sobre as práticas implementadas no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Partindo da compreensão de que o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade contempla objetivos educacionais descritos nos documentos oficiais da educação nacional e que as efetivas mudanças na educação ocorrem dentro da sala de aula, realizou-se um mapeamento das propostas elaboradas e implementadas sob o enfoque CTS no Ensino Médio, com atenção especial para aquelas desenvolvidas na componente curricular Física. O presente trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica dos principais eventos da área. Utilizando como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, sendo o corpus de análise composto por 41 produções organizadas em três categorias emergentes: formação continuada de professores, formação inicial de professores e desenvolvimento de pesquisas em educação. Os resultados indicam que há predominância de implementações realizadas no âmbito de pesquisas de pós-graduação e que as ações formativas que visam a formação continuada de professores têm demonstrado avanços ao contemplar objetivos educacionais do enfoque CTS. Dentre as estratégias para o desenvolvimento em sala de aula prevaleceram os debates e casos simulados em torno de controvérsias sócio-científicas e temas globais. Por fim, sinalizase a necessidade de ampliação dos espaços formativos no enfoque CTS, tanto para professores em formação inicial quanto continuada, com ênfase para o tratamento de temáticas que visem a interdisciplinaridade e contextualização do ensino a fim de atingir os objetivos do enfoque CTS. | pt_BR |
dc.subject.keyword | CTS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de física | pt_BR |
dc.rights.licence | Acesso Aberto | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências Exatas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Enfoque CTS no Brasil olhar sobre as práticas implementadas no ensino médio..pdf | 396.85 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???