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dc.contributor.advisor1Flores, Silvia Amelia Mendonça-
dc.creatorZapata, Emeli Danieli Pereira-
dc.date.accessioned2025-06-30T18:31:45Z-
dc.date.available2025-06-28-
dc.date.available2025-06-30T18:31:45Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationZAPATA, Emeli Danieli Pereira. Pequenos empurrões, grandes resultados: os nudges no IPTU de Santana do Livramento. 31 f. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Santana do Livramento: Unipampa, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10217-
dc.description.abstractThis study analyzes how behavioral nudges contribute to the payment of IPTU in Santana do Livramento. Using a qualitative approach, through a case study, ten interviews were conducted with taxpayers who made timely payments of IPTU and/or participated in the Refis program, as well as with two managers from the Municipal Treasury Department. Among the identified nudge strategies are social networks, the city hall's website, and radio stations as the main communication channels. Additionally, discounts for one-time payments, which encourage prompt payment, and the Fiscal Recovery Program (REFIS), which may contribute to increased delinquency, were highlighted. The results indicate that nudges are effective in strengthening communication between the tax authorities and taxpayers. However, limitations were identified, such as the lack of continuous dissemination throughout the year and a need for more detailed information, highlighting the need for improvements in communication strategies. Additionally, the results show a preference among taxpayers for physical payments, indicating resistance to new technologies, especially among older individuals. Furthermore, in-person service is prioritized, making it important to better explore the city hall's digital platforms, such as WhatsApp, which is still minimally promoted. It was concluded that nudges can contribute to increased revenue collection, provided there is investment in accessible, clear, and continuous communication throughout the year.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIPTUpt_BR
dc.subjectRefispt_BR
dc.subjectNudges comportamentaispt_BR
dc.subjectInadimplênciapt_BR
dc.subjectArrecadação de impostopt_BR
dc.subjectTax delinquencypt_BR
dc.subjectProperty taxpt_BR
dc.subjectBehavioral nudgespt_BR
dc.subjectTax collectionpt_BR
dc.titlePequenos empurrões, grandes resultados: os nudges no IPTU de Santana do Livramentopt_BR
dc.title.alternativeSmall nudges, big results: nudges on property tax in Santana do Livramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rodrigo Abbade da-
dc.contributor.referee2Silva, Andresa Hennig-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsse estudo analisa como os nudges comportamentais contribuem para o pagamento de IPTU em Santana do Livramento. Por meio de uma abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, foram realizadas dez entrevistas com contribuintes que efetuaram o pagamento de IPTU em dia e/ou participaram do programa Refis bem como com dois gestores da Secretaria Municipal da Fazenda. Entre as estratégias de nudges identificadas estão as redes sociais, o site da prefeitura e as rádios como principais canais de comunicação. Além disso, destacaram- se o uso de descontos para pagamento à vista, que incentivam a adimplência, e o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), o qual pode contribuir para o aumento da inadimplência. Os resultados indicam que os nudges são eficazes para fortalecer a comunicação entre fisco e contribuinte. No entanto, foram identificadas limitações, como a falta de divulgação contínua ao longo do ano e um maior detalhamento sobre as informações transmitidas, o que evidencia a necessidade de melhorias nas estratégias de comunicação. Além disso, os resultados demonstram uma preferência dos contribuintes ao pagamento físico, o que reporta resistência às novas tecnologias, especialmente entre os mais idosos. Ademais, é priorizado o atendimento presencial, sendo importante explorar melhor os meios digitais da prefeitura, como o uso do WhatsApp, que ainda é pouco divulgado. Concluiu-se que os nudges podem contribuir para o aumento da arrecadação, desde que haja investimentos em uma comunicação acessível, clara e contínua ao longo do ano.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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