???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10179
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lara, Simone | - |
dc.creator | Silva, Loreanne dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-23T19:29:55Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-06-23T19:29:55Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Loreanne dos Santos. Formação continuada em saúde: ressignificando as concepções e a prática pedagógica de professores em uma escola rural. 148 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10179 | - |
dc.description.abstract | The objective of this study was to investigate how continuing education actions in health influence the conceptions and pedagogical practices of teachers in a rural school in the municipality of Uruguaiana/RS. This qualitative and exploratory research followed a collaborative model involving 11 teachers. The study was structured in four phases: initial interviews, implementation of active-methodology-based workshops on health themes (e.g., chronic diseases, mental health, hygiene), post-intervention interviews, and participant observation. Content analysis revealed that, although most teachers had a broad concept of health, their practices remained focused on disease prevention. The workshops helped broaden their understanding and encouraged more integrated and contextualized approaches to health education in schools. Participant observation confirmed the positive impact on professional development, demonstrating the effectiveness of continuous education in transforming pedagogical practices related to health. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada em saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde na escola | pt_BR |
dc.subject | Continuing education in health | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.subject | School health | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Formação continuada em saúde: ressignificando as concepções e a prática pedagógica de professores em uma escola rural | pt_BR |
dc.title.alternative | Continuing education in health: resignifying the conceptions and pedagogical practices of teachers in a rural school | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2390077171738135 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5130937270549081 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi investigar de que forma ações de formação continuada em saúde influenciam nas concepções e nas práticas pedagógicas de professores, em uma escola rural, do município de Uruguaiana/RS. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, consistiu em um estudo colaborativo com 11 docentes de uma escola rural previamente selecionada. Foram realizadas entrevistas antes e após intervenções pedagógicas baseadas em oficinas sobre temas como doenças crônicas não transmissíveis, saúde mental, higiene e cuidados corporais. A análise de conteúdo evidenciou que, embora os professores apresentassem concepção ampla de saúde, suas práticas eram voltadas principalmente à prevenção de doenças. As oficinas contribuíram para a ressignificação dessas práticas, incentivando uma abordagem mais ampla e contextualizada da saúde nas escolas. A observação participante também indicou evolução no desenvolvimento profissional docente, destacando a formação continuada como uma estratégia eficaz para promover mudanças na prática pedagógica de saúde. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Uruguaiana | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
LOREANNE DOS SANTOS SILVA.pdf | 9.4 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???