???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10156
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Sabrina Neves da-
dc.creatorCatapan, Rubne Rieth-
dc.date.accessioned2025-05-29T20:00:06Z-
dc.date.available2025-05-29-
dc.date.available2025-05-29T20:00:06Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationCATAPAN, Rubne Rieth. Reaproveitamento de cinzas de carvão mineral em subcamadas de pavimentos: uma análise do ciclo de vida. 2024. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10156-
dc.description.abstractBrazil, although it has a predominantly renewable energy matrix, relies on thermoelectric plants as a backup during drought periods, generating large volumes of coal ash, a byproduct that can cause significant environmental impacts if not properly managed. This study analyzes the technical, environmental, and economic feasibility of using these ashes in road pavement sublayers based on Life Cycle Assessment (LCA). The characterization of the ashes revealed pozzolanic properties and suitable chemical composition, along with environmental benefits such as reduced greenhouse gas emissions and natural resource consumption. Lower economic costs compared to traditional materials were also identified. However, the potential leaching of heavy metals underscores the need for environmental monitoring. The study demonstrated that this application aligns with Sustainable Development Goals (SDGs) 9, 12, and 13, fostering more sustainable construction practices. The results highlight the potential of coal ash reuse as a viable alternative for road infrastructure, particularly in regions like Candiota-RS, which generates large volumes of this byproduct, integrating environmental, economic, and social benefits.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinzas de carvão mineralpt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do ciclo de vida (ACV)pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectObjetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)pt_BR
dc.subjectCoal ashpt_BR
dc.subjectPavementpt_BR
dc.subjectLife cycle assessment (LCA)pt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectSustainable development goals (SDGs)pt_BR
dc.titleReaproveitamento de cinzas de carvão mineral em subcamadas de pavimentos: uma análise do ciclo de vidapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Sabrina Neves da-
dc.contributor.referee2Lopes, Daniele Ferreira-
dc.contributor.referee3Taveira, Luciano Vieceli-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoO Brasil, embora possua uma matriz energética predominantemente renovável, utiliza usinas termelétricas como fonte complementar em períodos de estiagem. Quando a geração termelétrica ocorre a partir da queima de carvão mineral, geram-se grandes volumes de cinzas, resíduos que podem causar impactos ambientais, como a contaminação do solo e da água. O volume de cinzas gerado é superior ao que já é aproveitado pela indústria cimenteira, por isso, novas alternativas de reaproveitamento são necessárias para minimizar o descarte inadequado. Este trabalho busca analisar a viabilidade técnica, ambiental e econômica do uso dessas cinzas em subcamadas de pavimentos rodoviários, utilizando a Análise do Ciclo de Vida (ACV) como ferramenta de avaliação. A caracterização das cinzas revelou propriedades pozolânicas e uma composição química adequada, o que confere a elas potencial para melhorar as características mecânicas dos pavimentos. Além disso, a utilização das cinzas apresenta vantagens ambientais, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e a diminuição do consumo de recursos naturais, como a areia e o cimento, materiais tradicionalmente usados em pavimentação. Também foi identificado um custo inferior em comparação aos materiais convencionais, o que torna essa alternativa economicamente atrativa. No entanto, a potencial lixiviação de metais pesados, como o arsênio e o mercúrio, destaca a necessidade de um monitoramento contínuo da qualidade ambiental. O estudo demonstrou que essa aplicação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9, 12 e 13, promovendo uma construção mais sustentável e a utilização de resíduos industriais de forma mais eficiente. Os resultados indicam que o reaproveitamento das cinzas de carvão mineral é uma alternativa viável para a infraestrutura rodoviária, especialmente em regiões como Candiota-RS, que geram grandes volumes desse resíduo, trazendo benefícios ambientais, econômicos e sociais, ao mesmo tempo em que contribui para a redução do impacto ambiental causado pela disposição inadequada das cinzas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Energias Renováveis e de Ambiente

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Rubne Catapan 2024.pdf7.05 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???