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dc.contributor.advisor1Moreira, Martiele Gonçalves-
dc.creatorSilveira, Nivea Chimendes Aloy da-
dc.date.accessioned2025-05-26T20:08:06Z-
dc.date.available2025-05-27-
dc.date.available2025-05-26T20:08:06Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Nivea Chimendes Aloy da Silveira. Alimentação saudável no âmbito escolar infantil do município de Sant’ana do Livramento-RS .20 f. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Pública). Santana do Livramento: Unipampa, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10152-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectAlimentación saludablept_BR
dc.subjectEducación infantilpt_BR
dc.titleAlimentação saudável no âmbito escolar infantil do município de Sant’ana do Livramento-RSpt_BR
dc.title.alternativeAlimentación saludable en el ámbito escolar infantil en el municipio de Sant’ana do Livramento-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Madrid, Rosemeri da Silva-
dc.contributor.referee2Corso, Kathiane Benedetti-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoDesde a infância, os hábitos alimentares desempenham um papel crucial na formação física e cognitiva da criança, impactando diretamente seu desempenho escolar, capacidade de concentração e saúde geral. A partir disso, a presente pesquisa teve por objetivo analisar o processo de implementação da alimentação saudável e a realidade vivenciada na Escola pública Beija Flor (Nome fictício) domunicípio deSant’Ana doLivramento –RS. Pormeio de umestudo qualitativo de caráter descritivo, foram realizadas entrevistas com os profissionais da escola infantil. Quanto aos resultados, percebeu-se que um dos maiores entraves da alimentação saudável é o comportamento de aceitação, tornando-se um desafio para os educadores. Ademais, foi apontado que os custos dos alimentos, paladar infantil, falta de conscientização e influência familiar desafiam o processo da implementação da alimentação saudável. Contudo, mediante análise das entrevistas identificou-se que os servidores estão engajados na mudança de hábitos de uma criança que vem de casa com comportamentos bem diferentes, e que a estrutura e apoio institucional estão facilitando esse processo. Para alavancar a aceitação das crianças e aprendizado a gestão poderia realizar formações com os profissionais da escola, assim como foi sugerido nas entrevistas. Também, seria relevante realizar ações de conscientização junto às famílias para que o incentivo à alimentação saudável aconteça no contexto doméstico, evidentemente, levando-se em conta o baixo poder aquisitivo das famílias, mostrando inclusive que há alimentos alternativos que possuem baixo custo e são extremamente benéficos para a saúde das crianças.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
dc.description.ResumenDesde la infancia, los hábitos alimentarios juegan un papel crucial en el desarrollo físico y cognitivo del niño, impactando directamente en su rendimiento escolar, su capacidad de concentración y su salud general. A partir de esto, la presente investigación tuvo como objetivo analizar el proceso de implementación de una alimentación saludable y la realidad vivida en la escuela pública Beija Flor (nombre ficticio) en el municipio de Sant’Ana do Livramento – RS. A través de un estudio cualitativo de carácter descriptivo, se realizaron entrevistas a profesionales de escuelas infantiles. En cuanto a los resultados, se observó que uno de los mayores obstáculos para una alimentación saludable es el comportamiento de aceptación, lo que lo convierte en un desafío para los educadores. Además, se señaló que el costo de los alimentos, el gusto de los niños, la falta de conciencia y la influencia familiar desafían el proceso de implementación de una alimentación saludable. Sin embargo, a través del análisis de las entrevistas, se identificó que el personal está comprometido en cambiar los hábitos de un niño que viene de casa con comportamientos muy diferentes, y que la estructura institucional y el apoyo están facilitando este proceso. Para impulsar la aceptación y el aprendizaje de los 2 niños, la dirección podría llevar a cabo capacitaciones con profesionales de la escuela, como se sugirió en las entrevistas. Asimismo, sería relevante realizar acciones de sensibilización con las familias para que el fomento de la alimentación saludable se dé en el contexto doméstico, obviamente, teniendo en cuenta el bajo poder adquisitivo de las familias, incluyendo mostrar que existen alimentos alternativos que tienen de bajo coste y extremadamente beneficiosos para la salud de los niños.pt_BR
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