???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10123
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bartz, Cátia Raquel Felden-
dc.creatorAlves, Alessandra Amaral-
dc.date.accessioned2025-05-13T18:40:45Z-
dc.date.available2025-05-13-
dc.date.available2025-05-13T18:40:45Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationALVES, Alessandra Amaral. Extensão universitária: os desafios da curricularização no curso de gestão pública da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). 32 f. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Pública ). Santana do Livramento: Unipampa, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10123-
dc.description.abstractThis study aimed to understand the challenges of curricularizing extension activities in the Public Management course at UNIPAMPA, with the overall objective of analyzing the perception of students and teachers regarding the indissociability between teaching, research, and extension. To achieve this, a descriptive case study method with a qualitative approach was adopted, carried out through semi-structured interviews with 40 students and 4 teachers, in addition to a bibliographic research that addressed three main topics: University Extension: concepts, limitations, and opportunities; Theoretical framework of extension curricularization; and Context of curricularization in the field of public affairs. The results obtained reveal that 58% of the students interviewed are unaware of the concept of extension, despite recognizing its importance and benefits. However, the lack of time, resulting from the double work and study schedule, prevents participation in extension activities. Furthermore, 82% of the total interviewees engage in some type of paid activity. It was also possible to verify that the fact that the course is held at night is one of the difficulties mentioned by both teachers and students. The lack of articulation between the institution and the teaching staff to implement the indissociability between teaching, research, and extension was also evident. These and other results of the study highlight the need to plan the curricularization of extension activities considering the challenges and possibilities of students in the night shift.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectCurricularizaçãopt_BR
dc.subjectIndissociabilidadept_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subjectPublic Managementpt_BR
dc.subjectCurricularizationpt_BR
dc.subjectIndissociabilitypt_BR
dc.titleExtensão universitária: os desafios da curricularização no curso de gestão pública da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)pt_BR
dc.title.alternativeUniversity extension: the challenges of curricularization in the public management course at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Corso , Kathiane Benedetti-
dc.contributor.referee2Gomes, Angela Quintanilla-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsse estudo buscou compreender os desafios da curricularização da extensão no curso de Gestão Pública da UNIPAMPA, tendo como objetivo geral analisar a percepção dos discentes e docentes do curso, considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Para isso, adotou-se o método de estudo de caso descritivo com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com 40 alunos e 4 professores do curso, além de uma pesquisa bibliográfica que abordou 3 tópicos principais: Extensão Universitária: conceitos, limitações e oportunidades; Marco teórico da curricularização da extensão; e Contexto da curricularização no campo de públicas. Os resultados obtidos revelam que 58% dos discentes entrevistados desconhecem o conceito de extensão, apesar de reconhecerem sua importância e benefícios. No entanto, a falta de tempo, decorrente da dupla jornada de trabalho e estudos, impede a participação em atividades extensionistas. Além disso, 82% do total de entrevistados exercem algum tipo de atividade remunerada. Foi possível verificar também que o fato do curso ser noturno é uma das dificuldades mencionadas tanto por professores quanto por alunos. A falta de articulação entre instituição e corpo docente para implementar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão também foi evidenciada. Esses e os demais resultados do estudo destacam a necessidade de planejar a curricularização considerando os desafios e possibilidades dos alunos do turno noturno.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ilovepdf_merged (6).pdf702.5 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???