???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10120
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gritti, Silvana Maria | - |
dc.creator | Centeno , Yasmim Fagundes | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T19:59:28Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30 | - |
dc.date.available | 2025-04-30T19:59:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
dc.identifier.citation | CENTENO, Yasmim Fagundes. A formação inicial de professores de história e suas relações com o PIBID. 115 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10120 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Formación inicial | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Práctica pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza | pt_BR |
dc.title | A formação inicial de professores de história e suas relações com o PIBID | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gritti, Silvana Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Machado, Juliana Brandão | - |
dc.contributor.referee3 | Gritti, Isabel Rosa | - |
dc.contributor.referee4 | Caratti, Jônatas Marques | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho analisa as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial de professores de História na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Jaguarão. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas com egressas do programa, bolsistas, supervisor e coordenador do PIBID História. Procura entender quais as dificuldades e contribuições o programa PIBID apresenta aos estudantes, em relação à escola e a universidade, para a sua formação, ou seja, seu processo de aprendizagem, voltado para a qualificação das práticas profissionais. A pesquisa parte da problemática de como o PIBID contribui para a formação inicial dos professores de História, considerando o contexto formativos. O trabalho se estrutura em capítulos que discutem sobre o contexto da pesquisa, a revisão de literatura sobre o PIBID, a metodologia, a análise do currículo do curso de História e os relatos de experiência dos participantes. Os relatos de experiência dos participantes foram colhidos por meio de perguntas pré-estabelecidas em questionário elaborado de forma objetiva. Um e-book interativo, desenvolvido como produto final da pesquisa, é apresentado, visando difundir os resultados da investigação e contribuir para a formação inicial de professores de História. O trabalho contribui para o debate sobre a importância da prática na formação inicial e a busca por modelos de formação que preparem os futuros professores para os desafios da educação básica. Conclui-se que a pesquisa demonstrou a relevância do programa PIBID, proporcionando uma vivência prática significativa para a construção da identidade docente. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | Este trabajo analiza las contribuciones del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Enseñanza (PIBID) a la formación inicial de profesores de Historia en la Universidad Federal de Pampa (UNIPAMPA), campus Jaguarão. La investigación, que adopta un enfoque cualitativo, utiliza como instrumentos de recogida de datos cuestionarios y entrevistas con graduados del programa, becarios, el supervisor y el coordinador del PIBID Historia. Busca comprender cuáles son las dificultades y contribuciones que el programa PIBID presenta a los estudiantes, en relación con la escuela y la universidad, para su formación, es decir, su proceso de aprendizaje, con vistas a cualificar sus prácticas profesionales. La investigación parte del problema de cómo el programa PIBID contribuye a la formación inicial de profesores de Historia, considerando el contexto de formación. El trabajo se estructura en capítulos que abordan el contexto de la investigación, la revisión bibliográfica sobre el PIBID, la metodología, el análisis del currículo del curso de Historia y los relatos de experiencia de los participantes. Los informes de experiencia de los participantes se recogieron utilizando preguntas preestablecidas en un cuestionario diseñado objetivamente. Se presenta un libro electrónico interactivo, desarrollado como producto final de la investigación, con el objetivo de divulgar los resultados de la investigación y contribuir a la formación inicial de los profesores de Historia. El trabajo contribuye al debate sobre la importancia de la práctica en la formación inicial y la búsqueda de modelos de formación que preparen a los futuros profesores para los desafíos de la educación básica. La conclusión es que la investigación demostró la relevancia del programa PIBID, proporcionando una experiencia práctica significativa para la construcción de la identidad docente. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
YASMIM FAGUNDES CENTENO.pdf | Yasmim Fagundes Centeno 2024 | 1.19 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???