???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10092
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Moura, Patrícia dos Santos-
dc.creatorBotelho, Kellen Beatriz Cardoso-
dc.date.accessioned2025-04-11T17:01:18Z-
dc.date.available2025-04-10-
dc.date.available2025-04-11T17:01:18Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationBOTELHO, Kellen Beatriz Cardoso. O processo de alfabetização pós ensino remoto: análise de práticas sistemáticas alfaletradoras com alunos do 3º ano do ensino fundamental. 167 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10092-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfaletrarpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPesquisa-intervençãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaciónpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfaletrarpt_BR
dc.subjectPráctica pedagógicapt_BR
dc.subjectInvestigación-intervenciónpt_BR
dc.titleO processo de alfabetização pós ensino remoto: análise de práticas sistemáticas alfaletradoras com alunos do 3º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Patrícia dos Santos-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.contributor.referee3Piccoli, Luciana-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado de uma pesquisa-interventiva que teve como objetivo principal descrever e analisar os efeitos de ações interventivas “alfaletradoras” para a consolidação do processo de alfabetização de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os pressupostos teóricos da nossa pesquisa são fundamentados em trabalhos que discutem a alfabetização na perspectiva do letramento, dois processos diferentes, mas que ocorrem de forma simultânea e indissociável (Soares, 2020) e pensando no avanço das hipóteses sobre a escrita das crianças (Ferreiro; Teberosky, 1999). Como percurso metodológico, destacamos o procedimento, pesquisa intervenção (Damiani et al., 2013) e a forma de abordagem do estudo, que é qualitativa (Minayo, 2007). A pesquisa foi realizada com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal da cidade de Jaguarão/RS. As ações interventivas foram pautadas em práticas de leitura e escrita que estimulam o desenvolvimento da criança no processo de alfabetização. A coleta dos dados foi realizada a partir dos seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas com as crianças e a professora titular da turma, observação participante, diário de campo e os materiais escritos produzidos pelas crianças. O tratamento dos dados coletados na pesquisa foi realizado a partir da Análise Textual Discursiva (Moraes, 2003). Através das intervenções e das análises dos dados obtidos, foi possível constatar a construção de algumas aprendizagens sobre a escrita e a leitura por parte dos aprendizes, bem como, as estratégias que utilizam para solucionar possíveis conflitos cognitivos. Ademais, a realização desta pesquisa colaborou para enriquecer a nossa prática docente em sala de aula e a nossa atuação como pesquisadores de assuntos relacionados à aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEsta disertación es el resultado de una investigación de intervención cuyo objetivo principal fue describir y analizar los efectos de las acciones de intervención de “alfabetización” para consolidar el proceso de alfabetización de los estudiantes de 3er año de Educación Primaria. Los supuestos teóricos de nuestra investigación se basan en trabajos que discuten la alfabetización desde la perspectiva de la alfabetización, dos procesos diferentes que ocurren simultánea e inseparablemente (SOARES, 2020) y piensan en avanzar hipótesis sobre la escritura infantil (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999). Como recorrido metodológico destacamos el procedimiento, la investigación de intervención (DAMIANI et al, 2013) y el enfoque del estudio, que es cualitativo (MINAYO, 2007). La investigación se realizó con una clase de 3º año de enseñanza básica de una escuela municipal de la ciudad de Jaguarão/RS. Las acciones de intervención se basaron en prácticas de lectura y escritura que estimulan el desarrollo del niño en el proceso de alfabetización. La recolección de datos se realizó mediante los siguientes instrumentos: entrevistas semiestructuradas a los niños y al docente de la clase, observación participante, diario de campo y materiales escritos elaborados por los niños. El procesamiento de los datos recogidos en la investigación se realizó mediante el Análisis Textual Discursivo (MORAES, 2003). A través de las intervenciones y análisis de los datos obtenidos, fue posible verificar la construcción de algunos aprendizajes sobre escritura y lectura por parte de los aprendices, así como las estrategias que utilizan para resolver posibles conflictos cognitivos. Además, la realización de esta investigación contribuyó a enriquecer nuestra práctica docente en el aula y nuestro trabajo como investigadores en temas relacionados con el aprendizaje.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
KELLEN BEATRIZ CARDOSO BOTELHO.pdfKellen Beatriz Cardoso Botelho 20246.63 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???