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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Moura, Patricia dos Santos-
dc.creatorTrindade, Gabriela Moreles-
dc.date.accessioned2025-04-11T16:55:44Z-
dc.date.available2025-04-07-
dc.date.available2025-04-11T16:55:44Z-
dc.date.issued2024-10-02-
dc.identifier.citationTRINDADE, Gabriela Moreles. Práticas de alfaletrar a partir do texto literário em um 5º ano de Pelotas. 168 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10084-
dc.description.abstractThe intervention described and examined in this report focused on the process of literacy development associated with the study of literary texts in the post-remote learning context. Therefore, we defined our overarching aim as analyzing the literacy development process experienced by students enrolled in a 5th-grade class in elementary school in the municipality of Pelotas, with literary texts as the center of this process. To achieve the aforementioned general objective, we chose specific objectives, namely: to examine how the students' literacy development unfolds when based on the study of literary texts and the interaction between author-text-reader; to identify the main difficulties/gaps in the literacy development process and in the essential learning of the students; and to diagnose how the literacy development process, based on the study of literary texts, assists in the interaction of the axes of reading, writing, orality, and linguistic/semiotic analysis. This is a qualitative research that, according to Lüdke and André (1986), requires the researcher to remain in contact with the observed environment. The methodology used was pedagogical intervention, because, according to Damiani et al. (2013), this methodological approach demands the planning, application, and critical review of pedagogical actions. Furthermore, we decided to use Discourse Textual Analysis (ATD) as a data analysis method, since language plays a central role in ATD. Finally, our analyses revealed that the school plays a crucial role in students' relationship with and exposure to literature. This is because most students only encounter books in the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfaletrarpt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subjectLiteracy developmentpt_BR
dc.subjectLiterary textpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWriting productionpt_BR
dc.titlePráticas de alfaletrar a partir do texto literário em um 5º ano de Pelotaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Patricia dos Santos-
dc.contributor.referee2Silva Junior, Bento Selau da-
dc.contributor.referee3Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA intervenção descrita e examinada neste relatório teve como tema principal o processo de alfaletrar associado ao estudo do texto literário no contexto do pós ensino remoto. Sendo assim, definimos como nosso objetivo geral analisar o processo de alfaletrar vivenciado pelos alunos matriculados em uma turma de 5º ano do ensino fundamental do município de Pelotas, tendo o texto literário como centro desse processo. Para alcançar o objetivo geral mencionado acima, elegemos alguns objetivos específicos os quais são: examinar como o processo de alfaletrar dos estudantes se desenvolve quando baseado no estudo do texto literário e na interação autor-texto-leitor; identificar quais as principais dificuldades/defasagens no processo de alfaletrar e nas aprendizagens essenciais dos educandos; diagnosticar como o processo de alfaletrar, baseado no estudo do texto literário, auxilia na interação dos eixos da leitura, da produção de textos e da análise linguística/semiótica. Essa é uma pesquisa qualitativa que, de acordo com Lüdke e André (1986), necessita que o pesquisador permaneça em contato com o ambiente observado. A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica, isso porque para Damiani et. al,. (2013) essa abordagem metodológica exige o planejamento, a aplicação e a avaliação de ações pedagógicas. Além disso, decidimos utilizar a Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise de dados, pois a linguagem tem papel central na ATD. Por fim, aferimos durante nossas análises que a escola desempenha um papel crucial na relação e no contato que os alunos possuem com a literatura. Isso porque a maioria dos estudantes só têm contato com os livros no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação

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