???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10066
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ruppenthal, Raquel | - |
dc.creator | Cunha, Ana Beatriz de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T18:37:01Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-03-26T18:37:01Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Ana Beatriz de Souza. Desafios e possibilidades para o desenvolvimento do letramento científico no ensino de ciências: o papel das atividades práticas e livros didáticos. 126 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10066 | - |
dc.description.abstract | Scientific Literacy (SL) is a research field that aims to enable the formation of critical students aware of their role in society. These individuals need to know how to apply their scientific knowledge to everyday situations, making decisions based on these foundations. When referring to this research field, it concerns Scientific Literacy (SL). To promote SL in the classroom, resources such as Practical Activities (PA) and Textbooks (TB) are essential. Therefore, this research aims to verify the presence of PAs in Science TBs of the 6th and 9th grades of Elementary School II and to assess their contribution or not to the development of SL. This study’s methodology is qualitative and divided into two main moments: analysis of TBs, verifying the presence of PAs and classifying the level of SL promoted by them; and the application of PAs in a 6th and 9th-grade class, intending to investigate whether the development of PAs favored the promotion of SL. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Science Teaching | pt_BR |
dc.subject | Practical Activities | pt_BR |
dc.subject | Atividades Práticas | pt_BR |
dc.subject | Scientific Literacy | pt_BR |
dc.subject | Letramento Científico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Desafios e possibilidades para o desenvolvimento do letramento científico no ensino de ciências: o papel das atividades práticas e livros didáticos | pt_BR |
dc.title.alternative | Challenges and possibilities for the development of scientific literacy in science teaching: the role of practical activities and textbooks | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9505519782306604 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6918823752779978 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | No Ensino de Ciências (EC), existe uma área de estudo que visa possibilitar a formação de estudantes críticos e conscientes da sua função dentro da sociedade. Estes indivíduos precisam saber aplicar seus conhecimentos científicos em situações do cotidiano, tomando decisões baseadas nestes fundamentos. Quando se fala deste campo de pesquisa, refere-se ao Letramento Científico (LC). Para promover o LC em sala de aula, recursos como as Atividades Práticas (AP) e os Livros Didáticos (LD) são imprescindíveis. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo verificar a presença de APs nos LDs de Ciências do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental II e averiguar a sua contribuição ou não para o desenvolvimento do LC. A metodologia deste estudo é de natureza qualitativa e dividida em dois momentos principais: análise de LDs, verificando a presença de APs e classificando o nível de LC promovido por estas; e aplicação de APs em uma turma de 6º e 9º ano, com intenção de investigar se o desenvolvimento de APs favorecia a promoção de LC. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Uruguaiana | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
ANA BEATRIZ DE SOUZA CUNHA.pdf | 8.01 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???