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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Irala, Valesca Brasil-
dc.creatorSousa, Lara Meneses-
dc.date.accessioned2025-03-17T20:38:23Z-
dc.date.available2025-03-17T20:38:23Z-
dc.date.issued2023-02-01-
dc.identifier.citationSOUSA, Lara Meneses. Aprender línguas nas redes sociais: o que dizem os estudantes universitários?. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10019-
dc.description.abstractMobile devices are increasingly present in the daily lives of people from all over the world and social networks are used for various reasons such as keeping in touch with family, working and as a leisure space. In addition, some people use these means to study numerous subjects, including learning a new language. Thus, the objective of this study was to analyze the influence of social networks for university students in the autonomous learning of additional languages. For this, the research was quantitative and had a set of standardized questions through the Free Online Survey Plataform. The questionnaire was sent to students from all campuses of the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) through institutional e-mails and social networks. After data collection, the responses were analyzed using the Microsoft Excel® program, where graphs were generated for analysis. During the analysis of the results, it was possible to understand that the Spanish and English languages are the closest to the participants, and that, for the majority, the contact they had with them only as a school subject and when sought in other means, such as private courses, they are motivated by demands in the job market. It was possible to notice that many students never used social networks to study any subjects and that they see this means as a place of entertainment, pastime or socialization with family and friends. Students agree that social networks are a means to help in learning an additional language, but they do not access and do not share content in other languages on their personal profiles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLínguas adicionaispt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectWhatsapppt_BR
dc.subjectAprendizagem autônoma de línguaspt_BR
dc.titleAprender línguas nas redes sociais: o que dizem os estudantes universitários?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Irala, Valesca Brasil-
dc.contributor.referee2Duarte, Gabriela Bohlmann-
dc.contributor.referee3Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoOs dispositivos móveis estão cada vez mais presentes no cotidiano de pessoas de todos os lugares do mundo e as redes sociais são utilizadas para diversos motivos como manter contato com a família, trabalhar e como um espaço de lazer. Além disso, algumas pessoas utilizam esses meios para estudar sobre inúmeros assuntos, inclusive para aprender um novo idioma. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar qual a influência das redes sociais para os estudantes universitários na aprendizagem autônoma de línguas adicionais. Para isso, a pesquisa teve caráter quantitativo e contou com um conjunto de questões padronizadas através da plataforma Free Online Survey. O questionário foi enviado para os estudantes de todos os campus da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) através dos e mails institucionais e das redes sociais. Após a coleta de dados, as respostas foram analisadas através do programa Microsoft Excel®, onde foram gerados gráficos para análise. Durante a análise dos resultados, foi possível perceber que a língua espanhola e a inglesa são as mais próximas dos participantes, e que, para a maioria, o contato foi somente como disciplina escolar e quando buscadas em outros meios, como cursos privados, são motivadas por exigência no mercado de trabalho. Foi possível perceber que muitos estudantes nunca utilizaram as redes sociais para estudar quaisquer assuntos e que veem esse meio como um lugar de entretenimento, passatempo ou socialização com familiares e amigos. Os estudantes concordam que as redes sociais são meios que auxiliam na aprendizagem de uma língua adicional, porém não acessam e não compartilham conteúdos em outros idiomas nos seus perfis pessoais.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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