???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9978
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rhoden, Juliana Lima Moreira-
dc.creatorLopes, Letícia Almeida-
dc.date.accessioned2025-02-07T19:17:02Z-
dc.date.available2025-02-07-
dc.date.available2025-02-07T19:17:02Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationLOPES, Letícia Almeida. Professor iniciante: os desafios do início da carreira. 2024. 32 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9978-
dc.description.abstractThe discussion about the teaching profession is not recent, however it is pertinent to keep it on the agenda, due to the changes that occur in society and, consequently, in the general scenario of teaching. Thus, the fundamental question of this study are the challenges of the beginning of the career. The object of the research is to identify the challenges found at the beginning of the career and to recognize the initial movements of teaching, considering that it is at this stage that changes in roles occur, where the student becomes the teacher. Methodologically, a bibliography research was conducted backed by the primary authors that deal with the topic as well as recent productions. Our study shows that the challenges in starting to teach imply several others, mainly in personal life and that are intertwined with the profession. As well as the psychological and emotional preparation necessary for this phase, which are not addressed enough in teacher training courses who arrive unprepared to the phase that follows. Therefore, we understand that in the career initiation phase there are several challenges for the teacher to overcome and this makes continuous teaching learning movements necessary.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores iniciantespt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectBeginning teacherspt_BR
dc.subjectTeachers – Trainingpt_BR
dc.titleProfessor iniciante: os desafios do início da carreirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6462152342762080pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147292140891511pt_BR
dc.contributor.referee1Narvaes, Andréa Becker-
dc.contributor.referee2Rhoden, Valmor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2905458324819981pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0043376390965232pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA discussão acerca da profissão docente não é recente, porém é pertinente que se mantenha em pauta devido às mudanças que ocorrem na sociedade e, consequentemente, no cenário geral da docência. Assim, a pergunta norteadora do presente trabalho é quais são os desafios do início da carreira? O objetivo da pesquisa é compreender os desafios encontrados no início da carreira e reconhecer os movimentos da docência iniciais,tendo em vista que é nesta etapa que ocorre a mudança de papeis, onde o aluno se torna o professor. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica respaldada em autores basilares que versam sobre o tema, bem como produções recentes. Nossos estudos fazem entender que os desafios na iniciação à docência implicam em diversos outros, principalmente da vida pessoal e que se entrelaçam com a profissão.Assim como a preparação psicológica e emocional necessárias para tal fase, mas que não são características abordadas o suficiente nos cursos de formação de professores, que chegam despreparados para o que enfrentarão ao se inserir na profissão. Portanto, compreendemos que na fase da iniciação da carreira são vários os desafios que o professor iniciante terá de superar e isto torna necessário contínuos movimentos de aprendizagem docente.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Letícia Almeida Lopes 2024.pdf523.62 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???