???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9930
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Colvero, Ronaldo Bernardino-
dc.creatorPeres, Emanuele Benites-
dc.date.accessioned2025-01-24T17:06:01Z-
dc.date.available2025-01-23-
dc.date.available2025-01-24T17:06:01Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationPERES, Emanuele Benites. Políticas públicas para surdos: inclusão na educação. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Ciências Sociais – Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9930-
dc.description.abstractBearing in mind the lack of specialized care, difficulties in learning the Portuguese language and the lack of recognition of sign language, this paper discusses the access of people with hearing impairments to regular education considering the advances in public educational policies for inclusion and the legislative and social history of the education of deaf students in Brazil. These inclusive educational policies provide for the bilingual training of students with deafness, in addition to ensuring the teaching of Libras through specialized educational services. Based on theoretical and bibliographical research on educational policies, the aim is to demonstrate that inclusive education is the best instrument for realizing the right of access to education for people with deafness. With this, it is concluded that the implementation of na inclusive education project aimed at the deaf student would matter in mutual gain both for society and for people with deafness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdos – Educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeaf – Educationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titlePolíticas públicas para surdos: inclusão na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017947075069963pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Luis Gustavo Teixeira da-
dc.contributor.referee2Paniágua, Edson Romário Monteiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7079815998550043pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255389687422958pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a falta de um atendimento especializado, dificuldades na aprendizagem da língua portuguesa e a falta de reconhecimento da língua de sinais, este trabalho discute o acesso da pessoa com deficiência auditiva ao ensino regular considerando os avanços das políticas públicas educacionais de inclusão e o histórico legislativo e social da educação de alunos surdos no Brasil. Essas políticas educacionais inclusivas preveem a formação bilíngue de alunos com surdez, além de assegurar o ensino da Libras por meio de um atendimento educacional especializado. A partir de pesquisas teóricas e bibliográficas acerca das políticas educacionais, busca-se demonstrar que a educação inclusiva constitui o melhor instrumento para a efetivação do direito ao acesso da pessoa com surdez à educação. Com isso, conclui-se que, a implementação de um projeto de educação inclusiva voltado para o aluno surdo importaria no ganho mútuo tanto para a sociedade quanto para as pessoas com surdez.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciência Política

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Emanuele Benites Peres 2023.pdf455.83 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???