???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9928
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Firpo, Patrícia Forgiarini-
dc.creatorLisik, Nathalia-
dc.date.accessioned2025-01-24T12:26:37Z-
dc.date.available2025-01-24-
dc.date.available2025-01-24T12:26:37Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.citationLISIK, Nathalia. Recursos didáticos inovadores no processo de ensino-aprendizagem em história: revisão sistemática de literatura. 2024. 38 p. Trabalho de Conclusão do Curso (História Licenciatura EAD) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9928-
dc.description.abstractThe focus of this article is on identifying innovative teaching resources that can be used to facilitate the teaching-learning process in History. In this sense, the work has the following objectives: To present didactic resources aimed at teaching History; To understand what skills can be developed through the pedagogical resources found; To know what element of innovation the didactic resource brings to history classes. The exploratory research was carried out through a Systematic Literature Review (SLR), using scientific articles found on Google Scholar and Capes Periodicals, from 2019 to 2024. The aim was to analyze articles that dealt with “Teaching Resources” and “History Teaching”. Eight papers were found that met the established categories. The study showed that innovation in the teaching-learning process is necessary, making an analysis of the school reality and the possibilities, modifying what already exists or bringing something new, whether or not it involves technologies, favoring classes and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleRecursos didáticos inovadores no processo de ensino-aprendizagem em história: revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9438042414114098pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9756595669676390pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Waldinelly Martha Alves-
dc.contributor.referee2Cabelleira, Peterson Ayres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9357313105971372pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5087416963923869pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO foco do presente artigo está direcionado à identificar recursos didáticos inovadores que podem ser utilizados para facilitar o processo de ensinoaprendizagem em História. Neste sentido o trabalho tem como objetivos: Apresentar recursos didáticos voltados para o ensino de História; Compreender quais competências podem ser desenvolvidas por meio dos recursos pedagógicos encontrados; Conhecer qual é o elemento de inovação que o recurso didático traz para as aulas de história. A pesquisa exploratória foi realizada através de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), sendo realizada em artigos científicos encontrados no Google Acadêmico e Periódicos da Capes, no período compreendido entre os anos de 2019 a 2024. Buscou-se analisar os artigos que tratavam de “Recursos Didáticos” e “Ensino de História”. Foram encontrados 8 trabalhos que atenderam as categorias estabelecidas. O estudo demonstrou que a inovação no processo de ensino-aprendizagem é necessária, fazendo uma análise da realidade escolar e das possibilidades, modificando o que já existe ou trazendo algo novo, que envolve ou não tecnologias, favorecendo as aulas e a aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???História Licenciatura EAD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Nathalia Lisik 2024.pdf582.17 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???