???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9922
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Kaefer, Maria Teresinha Verle-
dc.creatorSantos, Deloir Antonio dos-
dc.date.accessioned2025-01-24T11:20:44Z-
dc.date.available2025-01-24-
dc.date.available2025-01-24T11:20:44Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Deloir Antonio dos. Aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos. 2024. 43 p. Trabalho de Conclusão do Curso (História Licenciatura EAD) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9922-
dc.description.abstractThis final course work sought to deepen the theoretical interfaces of meaningful learning, considering the curricula and contents associated with interdisciplinarity, as an alternative to active methodology through the development of projects. After completing the supervised internship in Youth and Adult Education, in a public school in the north of Rio Grande do Sul, it was identified that the educational institution promoted this pedagogical practice with all classes, and it is common knowledge that the development of projects can be understood as an important pedagogical instrument in the construction of knowledge, providing broad participation of students, as well as in the development of individual skills that, in an articulated way, can be at the service of the construction of systematized and socially accepted knowledge. Subsequently, after this initial analysis, a survey was developed through field research, considering as a strategic audience the students of this educational institution who are attending the EJA modality, a stage of night-time high school, collecting perceptions and feelings about the development of projects in the classroom through a semi-structured questionnaire, to then proceed with the analyses and interpretations of the information collected, which are the object of this document.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEnsino – Projetospt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectApprenticeshippt_BR
dc.titleAprendizagem significativa na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0719762368322095pt_BR
dc.contributor.referee1Spanavello, Caroline Silveira-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Paula Vanessa Paz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0511464060350368pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7247209323371035pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso, procurou aprofundar as interfaces teóricas da aprendizagem significativa, considerando os currículos e os conteúdos associados com a interdisciplinaridade, como alternativa de metodologia ativa através do desenvolvimento de projetos. Após a realização do estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos, em uma escola pública ao norte do Rio Grande do Sul, foi identificado que a instituição de ensino realizava o fomento desta prática pedagógica com todas as turmas, sendo que, é de conhecimento geral que o desenvolvimento de projetos pode ser entendido como um instrumento pedagógico importante na construção do conhecimento, proporcionando uma ampla participação dos estudantes, bem como no desenvolvimento de habilidades individuais que de forma articulada, podendo estar à serviço da construção do conhecimento sistematizado e socialmente aceito. Posteriormente após essa análise inicial, foi desenvolvido um levantamento através de pesquisa de campo, considerando como público estratégico os alunos desta instituição de ensino que estão frequentando a modalidade da EJA, etapa do ensino médio noturno, coletando as percepções e sentimentos sobre o desenvolvimento de projetos em sala de aula através de questionário semi estruturado, para então, proceder com as análises e interpretações das informações coletadas, que são objeto deste documento.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???História Licenciatura EAD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Deloir Antonio dos Santos 2024.pdf1.07 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???