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dc.contributor.advisor1Spanavello, Caroline Silveira-
dc.creatorOliveira, Daniele Chiuza de Souza-
dc.date.accessioned2025-01-23T19:51:43Z-
dc.date.available2025-01-23-
dc.date.available2025-01-23T19:51:43Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA , Daniele Chiuza de Souza. Os fatores que influenciam a evasão escolar e baixa frequência no ensino médio. 2024. 30 p. Trabalho de Conclusão do Curso (História Licenciatura EAD) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9921-
dc.description.abstractThe work addresses the factors that influence school dropout in high school, focusing on student attendance at a public school in the municipality of Lajeado do Bugre, RS. The research identifies multifaceted causes of school dropout, including socioeconomic difficulties, demotivation of students and teachers, lack of family engagement and unattractive curricula. School dropout harms the professional and social future of young people and increases socioeconomic inequality in the country. The qualitative analysis of the research was based on interviews with students, parents, teachers and the school principal. The results highlighted the need for joint actions involving school, family and public policies to combat the problem. Interviewees highlighted the importance of more dynamic classes and innovative methodologies, such as interactive strategies, which increase student engagement. They also highlighted the influence of teachers' lack of interest and the lack of family support in increasing dropout rates. The research concludes that combating school dropout requires integrated exercises, it is essential to train teachers to use new technologies and teaching methods, involve families more in young people's school lives and create public policies that address the economic and social causes underlying the evasion. Only a holistic approach will be able to significantly reduce school dropouts and guarantee quality education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectFrequência escolarpt_BR
dc.subjectEvasão escolar no ensino de segundo graupt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectSchool attendancept_BR
dc.titleOs fatores que influenciam a evasão escolar e baixa frequência no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7247209323371035pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cavalheiro, Larissa Nunes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9248427124194087pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Paula Vanessa Paz-
dc.contributor.referee2Kaefer, Maria Teresinha Verle-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0719762368322095pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0511464060350368pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO trabalho aborda os fatores que influenciam a evasão escolar no ensino médio, com foco na frequência dos alunos em uma escola pública no município de Lajeado do Bugre, RS. A pesquisa identifica causas multifacetadas da evasão escolar, incluindo dificuldades socioeconômicas, desmotivação de alunos e professores, falta de engajamento familiar e currículos pouco atrativos. A evasão escolar prejudica o futuro profissional e social dos jovens e aumenta a desigualdade socioeconômica no país. A análise qualitativa da pesquisa foi baseada em entrevistas com alunos, pais, professores e a diretora da escola. Os resultados apontaram a necessidade de ações conjuntas envolvendo escola, família e políticas públicas para combater o problema. Os entrevistados destacaram a importância das aulas mais dinâmicas e metodologias inovadoras, como estratégias interativas, que aumentam o engajamento estudantil, também ressaltaram a influência da falta de interesse dos docentes e da ausência de acompanhamento familiar no aumento da evasão. A pesquisa conclui que o combate à evasão escolar exige exercícios integrados, é fundamental capacitar professores para o uso de novas tecnologias e métodos de ensino, envolver mais as famílias na vida escolar dos jovens e criar políticas públicas que abordem as causas econômicas e sociais subjacentes à evasão. Apenas uma estratégia ampla será capaz de reduzir significativamente a evasão escolar e garantir uma educação de qualidade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???História Licenciatura EAD

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Daniele Chiuza de Souza Oliveira 2024.pdf451.29 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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