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dc.contributor.advisor1Silva, Camila de Almeida-
dc.creatorMai, Daiane de Moura-
dc.date.accessioned2025-01-23T19:38:48Z-
dc.date.available2025-01-23-
dc.date.available2025-01-23T19:38:48Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationMAI, Daiane de Moura. Acorda amor: a música e a censura na ditadura militar. 2024. 33 p. Trabalho de Conclusão do Curso (História Licenciatura EAD) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9920-
dc.description.abstractThe Military Dictatorship in Brazil (1964-1985) was a period marked by repression, censorship, and authoritarianism, profoundly impacting Brazilian society. For over two decades, the dictatorship used censorship as a tool to control artistic, political, and cultural expressions, silencing dissenting voices. In this context, music emerged as a form of resistance, defying oppression through encoded messages that evaded censors. Artists such as Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, and Geraldo Vandré created compositions that denounced abuses, recorded injustices, and inspired hope. Works like “Apesar de Você” (“In Spite of You”), “Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores” (“Not to Say I Didn’t Speak of Flowers”), and “Acorda Amor” (“Wake Up, Love”) became iconic symbols of the fight for freedom. This paper explores the relationship between music and censorship, highlighting the impact of these compositions on resistance to the dictatorship and on raising societal awareness. It underscores the importance of historical memory and freedom of expression.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGoverno militar – Brasilpt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectCanções de protestopt_BR
dc.subjectMilitary government – Brazilpt_BR
dc.subjectCensorshippt_BR
dc.titleAcorda amor: a música e a censura na ditadura militarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7051840400125995pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5819114335361707pt_BR
dc.contributor.referee1Kaefer, Maria Teresinha Verle-
dc.contributor.referee2Silva, Jeremyas Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3225087916238800pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0719762368322095pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) foi um período marcado por repressão, censura e autoritarismo, impactando profundamente a sociedade brasileira. Durante mais de duas décadas, a ditadura utilizou a censura como ferramenta para controlar manifestações artísticas, políticas e culturais, silenciando vozes dissidentes. Nesse cenário, a música destacou-se como uma forma de resistência, desafiando a opressão por meio de mensagens codificadas que driblavam os censores. Artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Geraldo Vandré criaram composições que denunciavam abusos, registravam injustiças e inspiravam esperança. Obras como "Apesar de Você", "Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores" e "Acorda Amor" tornaram-se ícones de luta por liberdade. Este artigo explora a relação entre música e censura, destacando o impacto dessas composições na resistência à ditadura e na conscientização da sociedade, reforçando a importância da memória histórica e da liberdade de expressão.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???História Licenciatura EAD

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Daiane de Moura Mai 2024.pdf437.35 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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