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dc.contributor.advisor1Damin, Cláudio Júnior-
dc.creatorMendes, Maike Jorge Matos-
dc.date.accessioned2025-01-15T20:32:47Z-
dc.date.available2025-01-15-
dc.date.available2025-01-15T20:32:47Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.citationMENDES, Maike Jorge Matos. Adolescência e cultura política: um estudo a partir de alunos do ensino médio de uma escola no munìcipio de São Borja/RS. 2024. 61 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Ciências Sociais – Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9882-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura políticapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectJovens - Atividades políticaspt_BR
dc.subjectParticipação políticapt_BR
dc.subjectSocialização políticapt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectJuventud - Actividades políticaspt_BR
dc.subjectSocialización políticapt_BR
dc.titleAdolescência e cultura política: um estudo a partir de alunos do ensino médio de uma escola no munìcipio de São Borja/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9755537864306222pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714025091700847pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Luis Gustavo Teixeira da-
dc.contributor.referee2Colvero, Ronaldo Bernardino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017947075069963pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255389687422958pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA adolescência é um período da vida representado pela inserção do indivíduo enquanto sujeito relativamente autônomo em domínios da ordem socioeconômica e política mais complexos. Nesse processo, a cultura política aparece como elemento central na estruturação dos valores, representações, orientações e comportamentos do adolescente no âmbito da política. Tendo em vista que ela determina como os adolescentes irão se portar frente aos problemas sociais e políticos, é de suma importância entender quais são essas características que eles estão absorvendo, uma vez que isso impacta o próprio sistema político. Dessa forma, o presente estudo tem como propósito explorar a relação entre os adolescentes e a cultura política a partir da perspectiva de alunos do ensino médio do Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, no município de São Borja/RS. Como objetivo geral, o estudo busca identificar os principais elementos que caracterizam a cultura política presente no grupo estudado e quais os impactos que podem representar para a democracia a longo prazo. Para isso, foi realizada, em primeiro lugar, uma revisão bibliográfica, objetivando constatar quais são as variáveis que auxiliam na caracterização da cultura política. A partir disso, com base na metodologia quantitativa, foi desenvolvido um questionário estruturado, com perguntas fechadas, composto pelas variáveis identificadas. Assim, esses elementos fazem parte dos objetivos específicos do presente trabalho de conclusão de curso, que são: avaliar o nível de confiança institucional e interpessoal; mensurar o nível de adesão à democracia por parte dos adolescentes; compreender o modo como os jovens participam/manifestam-se politicamente; avaliar o nível de interesse na política; e entender os mecanismos pelos quais os jovens socializam e se informam sobre política. O questionário aplicado revelou que os adolescentes possuem um alto grau de apatia política, representada por um baixo interesse e participação política, onde as instituições e agentes socializadores parecem não exercer um impacto positivo na formação de uma cultura política participativa. Além disso, os sentimentos e representações da democracia e seus atores revelam uma associação negativa, que se manifesta em uma tendência a desconfiar das instituições democráticas. Nesse sentido, foi identificado um grau elevado de desconfiança em relação aos políticos, aos partidos políticos, ao poder judiciário, às eleições, à TV, às redes sociais e às pessoas em geral. Por fim, destaca-se uma frágil adesão à democracia, na qual há uma tendência significativa de apoio a um regime autoritário, dependendo das circunstâncias. Todos esses elementos indicam um cenário preocupante para a manutenção do regime democrático a longo prazo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
dc.description.ResumenLa adolescencia es un período de la vida caracterizado por la inserción del individuo como sujeto relativamente autónomo en dominios más complejos de la orden socioeconómica y política. En este proceso, la cultura política emerge como un elemento central en la estructuración de los valores, representaciones, orientaciones y comportamientos del adolescente en el ámbito de la política. Dado que determina cómo los adolescentes se comportarán frente a los problemas sociales y políticos, es de suma importancia entender cuáles son estas características que están absorbiendo, ya que esto impacta el propio sistema político. De este modo, el presente estudio tiene como propósito explorar la relación entre los adolescentes y la cultura política desde la perspectiva de los estudiantes de educación secundaria del Instituto Estatal Padre Francisco Garcia, en el municipio de São Borja/RS. Como objetivo general, el estudio busca identificar los principales elementos que caracterizan la cultura política presente en el grupo estudiado y los impactos que estos podrían representar para la democracia a largo plazo. Para ello, fue hecho, en primer lugar, una revisión bibliográfica, con el objetivo de identificar las variables que ayudan a caracterizar la cultura política. A partir de esto, y basándose en una metodología cuantitativa, se desarrolló un cuestionario estructurado, con preguntas cerradas, compuesto por las variables identificadas. Así, estos elementos forman parte de los objetivos específicos de este trabajo de fin de curso, que son: evaluar el nivel de confianza institucional e interpersonal; medir el nivel de adhesión a la democracia por parte de los adolescentes; comprender cómo los jóvenes participan y se manifiestan políticamente; evaluar el nivel de interés por la política; y entender los mecanismos a través de los cuales los jóvenes se socializan e informan sobre política. El cuestionario aplicado reveló que los adolescentes poseen un alto grado de apatía política, representada por un bajo interés y participación política, donde las instituciones y agentes socializadores parecen no tener un impacto positivo en la formación de una cultura política participativa. Además, los sentimientos y representaciones de la democracia y sus actores revelan una asociación negativa, que se manifiesta en una tendencia a desconfiar de las instituciones democráticas. En este sentido, se identificó un alto grado de desconfianza hacia los políticos, los partidos políticos, el poder judicial, las elecciones, la televisión, las redes sociales y las personas en general. Finalmente, se destaca una débil adhesión a la democracia, con una tendencia significativa de apoyo a un régimen autoritario, dependiendo de las circunstancias. Todos estos elementos indican un panorama preocupante para el mantenimiento del régimen democrático a largo plazo.pt_BR
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