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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Possíveis contribuições do componente curricular de cálculo diferencial aos conhecimentos dos professores para ensinar matemática na educação básica
metadata.dc.title.alternative: Possible contributions of the differential calculus curricular component to teachers' knowledge for teaching mathematics in basic education
Autor(es): Lima, Clarisse Martins
Primeiro Orientador: Carpes, Patricia Pujol Goulart
1° Membro da banca: Carpes, Patricia Pujol Goulart
2° Membro da banca: Leão, Alex Sandro Gomes
3° Membro da banca: Santos, Graziela Carrazzoni dos
Resumo: O elevado índice de reprovação no componente curricular Cálculo Diferencial vem sendo discutido ao longo de décadas. Diferentes fatores, os quais perpassam desde a Educação Básica até o Ensino Superior, podem ser apontados como causadores deste problema. O presente estudo, desenvolvido para o componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso, caracteriza-se como um projeto de pesquisa do tipo revisão sistemática, de caráter qualitativo, que tem por objetivo evidenciar que a literatura aponta sobre as possíveis contribuições do componente curricular de Cálculo Diferencial, desenvolvido nas licenciaturas, aos conhecimentos dos professores para ensinar Matemática na Educação Básica. Em específico, visa mapear pesquisas que direcionam as possíveis contribuições do componente curricular, identificar as contribuições do componente Cálculo Diferencial para os conhecimentos dos professores da Educação Básica e, apontar direcionamentos das pesquisas e possibilidade de futuras pesquisas. O aporte teórico adotado para análise dos dados produzidos será dado pelo modelo Conhecimento Didáticos-Matemáticos (CDM) de Pino-Fan e Godino (2015). Por meio destes, foram selecionados três estudos, dos quais a análise resultou em duas categorias: Pré-cálculo e Cálculo Diferencial, ao considerar as dimensões do CDM. Na primeira, a exploração das teses de Andrade (2020) e Denardi (2019) permitiu inferir que nos componentes curriculares de Pré-cálculo há a possibilidade de desenvolvimento dos conhecimentos da Dimensão Matemática bem como da Dimensão Didática. Já na segunda categoria, ao analisar a dissertação de Kurz (2023), percebe-se que na disciplina de Cálculo Diferencial há apenas a mobilização de conhecimentos da Dimensão Matemática. Por fim, pontua-se a necessidade de trabalhar com o olhar voltado para o ensino, visto que os cursos de licenciatura visam a formação de professores.
Abstract: The high failure rate in the Differential Calculus curriculum component has been discussed for decades. Different factors, ranging from Basic Education to Higher Education, can be pointed out as causes of this problem. This study, developed for the Capstone Project, is characterized as a systematic review research, of a qualitative nature, which aims is to highlight that the literature points to regarding the possible contributions of the Differential Calculus curriculum component, developed in teacher training programs, to teachers' knowledge for teaching Mathematics in Basic Education. Specifically, it aims to map research that addresses the possible contributions of the curriculum component, identify the contributions of the Differential Calculus component to the knowledge of Basic Education teachers, and point out directions for research and possibilities for future research. The theoretical framework adopted for the analysis of the produced data will be given by the Didactic-Mathematical Knowledge (DMK) model of Pino-Fan and Godino (2015). Through these, three studies were selected, from which the analysis resulted in two categories: Pre-calculus and Differential Calculus, considering the dimensions of the DMK. In the first, the exploration of the theses of Andrade (2020) and Denardi (2019) allowed us to infer that in the Pre-calculus curriculum components there is the possibility of developing knowledge in the Mathematical Dimension as well as the Didactic Dimension. In the second category, when analyzing Kurz's dissertation (2023), it is observed that in the Differential Calculus course there is only the mobilization of knowledge from the Mathematical Dimension. Finally, the need to work with a focus on teaching is emphasized, since teacher training courses aim at teacher training.
metadata.dc.subject: Cálculo Diferencial
Conhecimentos dos professores
Educação básica
Differential calculus
Teachers' knowledge
Basic education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
metadata.dc.identifier.citation: LIMA, Clarisse Martins. Possíveis contribuições do componente curricular de cálculo diferencial aos conhecimentos dos professores para ensinar matemática na educação básica. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9877
metadata.dc.date.issued: 17-Dec-2024
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