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dc.contributor.advisor1Lima, Denise Aristimunha de-
dc.creatorSantos, Gustavo Emílio dos-
dc.date.accessioned2025-01-09T21:49:47Z-
dc.date.available2025-01-08-
dc.date.available2025-01-09T21:49:47Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Gustavo Emílio dos. Discurso ideológico e a manutenção do racismo no Brasil: análise do filme publicitário “você nunca será livre se escolher usar drogas” do governo federal. 2024. 51 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9864-
dc.description.abstractThis course conclusion work aims to understand if the ideological discourse and power relations present in the advertising film in the campaign "You will not be free if you choose to use drugs" campaign of the federal government of 2019 are associated with the maintenance of racism in Brazil. The theoretical framework covers concepts of racism, war on drugs, ideology and power relations. Researchers (as) as Sílvio Almeida, Daniela Ferrugem, Juliana Borges, Emanuel Fonseca Lima and J.B Thompson were used as theoretical references. Regarding the methodological procedures, we used the Bibliographic Research as described by Gil (2002), essential for the collection and analysis of fundamental data for the development of the study. We also adopted Thompson’s Hermeneutics in Depth (1995), structured in three phases: socio-historical analysis, formal or discursive analysis, and interpretation/reinterpretation. From the analysis, it was concluded that the ideological discourse and power relations present in the advertising film campaign "You will not be free if you choose to use drugs" are associated with the maintenance of racism in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectRacismo - Brasilpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.titleDiscurso ideológico e a manutenção do racismo no Brasil: análise do filme publicitário “você nunca será livre se escolher usar drogas” do governo federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0400591493795918pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2557009746779086pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Carmen Regina Abreu-
dc.contributor.referee2Pereira, Camila Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2232392210490858pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo entender se o discurso ideológico e as relações de poder presentes no filme publicitário da campanha “Você não será livre se escolher usar drogas” do governo federal de 2019 se associam com a manutenção do racismo no Brasil. Para tanto, a fundamentação teórica abrange conceitos de racismo, guerra às drogas, ideologia e relações de poder. Nesta pesquisa utilizamos no referencial teórico, pesquisadores(as) como Sílvio Almeida (2019), Daniela Ferrugem (2018), Juliana Borges (2019), Emanuel Fonseca Lima (2019) e John Brookshire Thompson (2011). No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, utilizamos a Hermenêutica em Profundidade de Thompson (2011), estruturada em três fases: análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação/reinterpretação. Como metodologia de apoio, aplicamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2021), fazendo uso de dois processos, a pré-análise e a exploração do material, a fim de organizar as cenas do corpus estudado. A partir da análise realizada, concluiu-se que o discurso utilizado na campanha, através do uso dos modos operacionais da ideologia e suas estratégias, corroboram para a manutenção do racismo no Brasil, pois promovem, de diversas formas, um universo que exclui a possibilidade de liberdade, recuperação ou ressocialização do usuário de drogas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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