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dc.contributor.advisor1Gonçalves, Carmen Regina Abreu-
dc.creatorRamos, Rafaella Lopes-
dc.date.accessioned2024-12-27T20:33:09Z-
dc.date.available2024-12-18-
dc.date.available2024-12-27T20:33:09Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationRAMOS, Rafaella Lopes. A ética na comunicação digital: reflexões e contribuições do profissional de relações públicas sobre o limite ético do direito de imagem. 2024. 43 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9815-
dc.description.abstractThis work brings a reflection on Brazilian legislation, especially on the code of ethics of the Public Relations professional and the challenges of the communication professional in monitoring technological development and what covers the digital environment. The objective of this work is to develop guidelines that help the Public Relations professional on the ethical limits that can guide the exercise of the profession in the digital field, taking into account individual privacy and the possible social impacts of this practice in the contemporary digital context. This research had as its theoretical basis the use of exploratory research, questionnaires and action research, resulting in the guidelines. The choice of this theme is justified by its relevance and timeliness, with the internet as a great ally in the communication process; in addition, the low number of works on this topic available in the academic collections was essential for the decision of the focus of this work. Finally, the work brings four guidelines for Public Relations professionals, in order to achieve the objective desired at the beginning of the work: to reduce the problem encountered in situations that involve ethics in the sharing of images in the digital environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicações digitaispt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectDireito à própria imagempt_BR
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectDigital communicationspt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.titleA ética na comunicação digital: reflexões e contribuições do profissional de relações públicas sobre o limite ético do direito de imagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8599964689091962pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcela Guimarães e-
dc.contributor.referee2Pavan, Paula Daniele-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9882497357887122pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz uma reflexão sobre a legislação brasileira, em especial sobre o código de ética do profissional de Relações Públicas e os desafios do profissional da área da comunicação em acompanhar o desenvolvimento tecnológico e o que abrange o ambiente digital. O objetivo deste trabalho é elaborar orientações que auxiliem o profissional de Relações Públicas sobre os limites éticos que podem nortear o exercício da profissão no âmbito digital, levando em consideração a privacidade individual e os possíveis impactos sociais dessa prática no contexto digital contemporâneo. A presente pesquisa teve como fundamento teórico o uso de pesquisa exploratória, questionários e pesquisa-ação, resultando nas orientações. A escolha desse tema se justifica por sua relevância e atualidade, tendo a internet como uma grande aliada no processo de comunicação; além disso, o baixo número de trabalhos sobre esse tema disponíveis nos acervos acadêmicos foi essencial para a decisão do foco deste trabalho. Por fim, o trabalho traz quatro orientações destinadas aos profissionais de Relações Públicas, a fim de atingir o objetivo almejado no início do trabalho: diminuir o problema encontrado em situações que envolvem ética no compartilhamento de imagens no ambiente digital.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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