???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9792
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gritti, Silvana Maria | - |
dc.creator | Menegoni , Marisa Watthier | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-27T19:26:29Z | - |
dc.date.available | 2024-12-19 | - |
dc.date.available | 2024-12-27T19:26:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
dc.identifier.citation | MENEGONI, Marisa Watthier. Transformando o ensino médio: experiências e reflexões da escola João Simões Lopes Neto em Canguçu/RS. 151 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9792 | - |
dc.description.abstract | The objective was to rescue the history and highlight the importance of the João Simões Lopes Neto School for the rural community of Canguçu/RS. The research included bibliographical research, document analysis, interviews with former teachers and participant observation. The research carried out at Escola João Simões Lopes Neto was enriching, highlighting the potential of these schools in building a fairer future. The results highlight the role of rural schools in social transformation and the need for public policies to promote equal opportunities. The analysis showed the mobilization for its creation and the challenges faced by students and teachers, such as distances and road conditions. The school stands out in the region with external projects and partnerships, emphasizing dialogue between school, parents, management and community to adapt the curriculum and promote quality education in the countryside. The study highlights the importance of rural educational institutions as agents of change social and the need for public policies to guarantee equal opportunities for all students, regardless of their origin or geographic location. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Transformação Social | pt_BR |
dc.subject | Identidade Territorial | pt_BR |
dc.subject | Rural Education | pt_BR |
dc.subject | Social Transformation | pt_BR |
dc.subject | Territorial Identity | pt_BR |
dc.title | Transformando o ensino médio: experiências e reflexões da escola João Simões Lopes Neto em Canguçu/RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gritti, Silvana Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Jefferson Marçal da | - |
dc.contributor.referee3 | Gritti, Isabel Rosa | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo foi resgatar a história e destacar a importância da Escola João Simões Lopes Neto para a comunidade rural de Canguçu/RS. A pesquisa incluiu levantamento bibliográfico, análise documental, entrevistas com ex-professores e observação participante. A pesquisa realizada na Escola João Simões Lopes Neto foi enriquecedora, evidenciando o potencial dessas escolas na construção de um futuro mais justo. Os resultados ressaltam o papel das escolas do campo na transformação social e a necessidade de políticas públicas para promover a igualdade de oportunidades. A análise mostrou a mobilização para sua criação e os desafios enfrentados por alunos e professores, como distâncias e condições das estradas. A escola demostra destaque na região com projetos e parcerias externas, enfatizando o diálogo entre escola, pais, gestão e comunidade para adaptar o currículo e promover uma educação de qualidade no campo, o estudo destaca a importância das instituições educacionais do campo como agentes de mudança social e a necessidade de políticas públicas para garantir oportunidades iguais para todos os estudantes, independentemente de sua origem ou localização geográfica. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
MARISA WATTHIER MENEGON.pdf | Marisa Watthier Menegoni 2024 | 2.22 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???