???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9736
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Hartmann, Ângela Maria | - |
dc.creator | Castro, Joice Siqueira Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T18:20:21Z | - |
dc.date.available | 2024-11-13 | - |
dc.date.available | 2024-11-18T18:20:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Joice Siqueira Teixeira. Cartografia de uma experiência na educação infantil: oportunizando ciências. 2024. 119f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9736 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Campos de experiência | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Cartografía | pt_BR |
dc.subject | Campos de experiencia | pt_BR |
dc.subject | Educación científica | pt_BR |
dc.subject | Educación infantil | pt_BR |
dc.title | Cartografia de uma experiência na educação infantil: oportunizando ciências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Martins, Márcio André Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1 | Hartmann, Ângela Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Martins, Márcio André Rodrigues | - |
dc.contributor.referee3 | Moura, Patrícia dos Santos | - |
dc.contributor.referee4 | Lucchese, Márcia Maria | - |
dc.contributor.referee5 | Nicoletti, Elenize Rangel | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação, apresentada no formato Multipaper, é fundamentada nos princípios teóricos de Jorge Larossa e Alicia Fernández. O problema geral de pesquisa foi: Como construir estratégias de intervenção pedagógica para explorar os campos de experiências no território escolar da Educação Infantil de modo a promover a Educação em Ciências? A partir desse problema, foram originados três artigos distintos. O primeiro artigo apresenta uma revisão sistemática sobre o alinhamento de propostas realizadas na Educação Infantil com os campos de experiência propostos na Base Nacional Comum Curricular. O segundo artigo trata da cartografia do território, analisando como os espaços escolares podem ser mapeados e transformados para promover a educação em ciências. Este artigo também destaca a transformação da pesquisadora, aprendiz de cartógrafa, ao ressignificar o território escolar, buscando evidenciar perspectivas e experiências das crianças ao explorar fenômenos naturais. O terceiro artigo aborda a cartografia das intervenções pedagógicas e os campos de experiência, revelando como essas intervenções foram ocorrendo durante o percurso pedagógico. Cada artigo respondeu a uma de três questões específicas e, no final da dissertação, os achados discutidos em cada um foram integrados, de modo a produzir um encontro com o problema geral da pesquisa. Esses achados indicam que práticas educativas na Educação Infantil alinhadas aos campos de experiência apresentam potencial para o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas nas crianças, promovendo seu protagonismo ao explorar fenômenos naturais. Esses achados destacam a autoria, o protagonismo e a experiência das crianças, bem como a escuta atenta da professora ao aproximar as propostas pedagógicas da Educação em Ciências. A cartografia revelou-se uma metodologia de pesquisa e intervenção potente, pois possibilitou a criação de estratégias pedagógicas dinâmicas e contextualizadas a partir de uma abordagem investigativa e reflexiva, potencializadora da experiência e da autoria das crianças. Essas estratégias desafiaram a objetividade do conhecimento e valorizaram as percepções das crianças e suas experiências práticas e investigativas de fenômenos naturais, tendo a professora como facilitadora e colaboradora ativa no processo de produção dessas experiências. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
dc.description.Resumen | Esta disertación, presentada en formato Multipaper, se basa en los principios teóricos de Jorge Larossa y Alicia Fernández. El problema general de investigación fue: ¿Cómo construir estrategias de intervención pedagógica para explorar los campos de experiencias en el territorio escolar de Educación Infantil con el fin de promover la Educación en Ciencias? De este problema surgieron tres artículos distintos. El primer artículo presenta una revisión sistemática sobre la alineación de las actividades realizadas en Educación Infantil con los campos de experiencia propuestos en la Base Nacional Comum Curricular. El segundo artículo aborda la cartografía del territorio, analizando cómo se pueden mapear y transformar los espacios escolares para promover una educación científica. Este artículo también destaca la transformación de la investigadora, aprendiz de cartógrafa, al darle un nuevo significado al territorio escolar, buscando resaltar las perspectivas y experiencias de los niños al explorar los fenómenos naturales. El tercer artículo aborda la cartografía de las intervenciones pedagógicas y los campos de experiencia, revelando cómo estas intervenciones ocurrieron durante el recorrido pedagógico. Cada artículo respondió a una de tres preguntas específicas y, al final de la disertación, se integraron los hallazgos discutidos en cada una, con el fin de producir un encuentro con el problema general de la investigación. Estos hallazgos indican que las prácticas educativas en Educación Infantil alineadas con campos de experiencia tienen potencial para desarrollar habilidades críticas y creativas en los niños, promoviendo su protagonismo en la exploración de fenómenos naturales. Estos hallazgos resaltan la autoría, el protagonismo y la vivencia de los niños, así como la escucha atenta del docente al abordar las actividades pedagógicas de la Educación en Ciencias. La cartografía demostró ser una poderosa metodología de investigación e intervención, ya que permitió la creación de estrategias pedagógicas dinámicas y contextualizadas, basadas en un enfoque investigativo y reflexivo, potenciando la experiencia y la autoría de los niños. Estas estrategias desafiaron la objetividad del conocimiento y valoraron las percepciones de los niños y sus experiencias prácticas e investigativas sobre los fenómenos naturales, con el maestro como facilitador y colaborador activo en el proceso de producción de estas experiencias. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Dis Joice Castro 2024.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? | |
Prod Edu Joice Castro 2024.pdf | 21.61 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???